Militares denunciados por 'venda' de alvará

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério Público do Estado (MPRJ) denunciou à Justiça três bombeiros militares pelos crimes de corrupção passiva e ativa, por negociarem a liberação ilegal do alvará de funcionamento de um estabelecimento comercial localizado em Belford Roxo, mediante o pagamento de propina. A denúncia é um desdobramento da operação "Ingenium", realizada em 2017 pelo MPRJ e pela Corregedoria Geral Unificada da Secretaria Estadual de Segurança (CGU/SESEG), que prendeu bombeiros ligados ao setor de engenharia da corporação que negociavam a liberação de alvarás na Baixada Fluminense.

De acordo com a denúncia, no ano de 2016, o major Robson Barboza da Costa teria atuado como intermediário, negociando junto ao major Thiago Ferreira de Almeida e ao também major Jonas Grujahu dos Santos Junior, ambos lotados no 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), em Nova Iguaçu, a expedição dos documentos necessários para a legalização de um estabelecimento comercial.

O MPRJ pediu a decretação da perda do cargo dos denunciados e o impedimento para o exercício de função ou cargo público por oito anos.