Melhorias para as Lagoas da Região Oceânica

Parque Orla, Piratininga - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O entorno da Lagoa de Piratininga passou a contar com um cenário diferente nos últimos dias. Equipes e máquinas estão trabalhando em importantes intervenções, que terão papel fundamental na melhora do sistema lagunar da Região Oceânica: a implantação do Parque Orla Piratininga (POP), a desobstrução do túnel do Tibau e o desassoreamento do canal de Itaipu.

O trabalho para implantação do POP começou em um ponto próximo a pista de pouso de parapente, no Cafubá. A área que receberá jardins filtrantes será entre a pista e o Canal de Camboatá. A coordenadora do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), Dionê Marinho Castro, enfatiza que o jardim filtrante é uma solução sustentável para redução da quantidade de sedimentos e nutrientes carregados pelas drenagens urbanas e naturais, no caso os rios, que chegam até a lagoa.

“O POP é um passo fundamental para a despoluição da lagoa. Um de seus diferenciais é a implantação de um sistema de gestão de águas pluviais composto por bacias de sedimentação, jardins filtrantes, jardins de chuva e biovaletas para a captação e tratamento das águas provenientes dos rios e da rede de drenagem das principais bacias contribuintes à Lagoa de Piratininga. A água dos rios cairá na bacia de sedimentação, será encaminhada para os jardins filtrantes e daí seguirá para a lagoa já tratada. A partir da macrodrenagem, teremos também a implantação de jardins de chuva. A água de chuva vai passar por esses jardins e cair na lagoa já tratada”, explica Dionê Castro.

Com o Parque será possível restabelecer novo equilíbrio ecológico no entorno da Lagoa, manter e fomentar a atividade pesqueira na região, a abertura de espaços multifuncionais com equipamentos de lazer para a população; áreas de contemplação e de aproximação da população com a Lagoa de Piratininga, sua fauna e flora; além de intensificar questões voltadas para a educação ambiental, ecoturismo e gestão de resíduos sólidos.

O projeto da Prefeitura de Niterói contempla a recomposição vegetal da orla da Lagoa, abrangendo uma área de mais de 150 mil metros quadrados. O POP será um passo fundamental para a despoluição da lagoa. Todo o projeto foi concebido por uma equipe multidisciplinar de dezenas de técnicos e já foi premiado na Europa como um programa inovador na recuperação de corpos hídricos.

Serão cerca de 10 quilômetros de sistema cicloviário ao longo de toda a orla da Lagoa, quatro píeres de contemplação e seis píeres de pesca, três mirantes e 17 áreas de lazer, sendo três delas com quadra de esporte, além de brinquedos e academia de ginástica. O local ainda abrigará um museu. O acesso ao Parque será favorecido para pedestres e ciclistas.

Desassoreamento - A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) iniciou, no dia 11 de agosto, a desobstrução do canal de Itaipu. No terceiro dia dos trabalhos, foi restabelecida a ligação da lagoa com o mar, com a retirada de parte do banco de areia do canal. As equipes seguem com o trabalho e a areia retirada está sendo espalhada, por outro equipamento, nas praias de Itaipu e Camboinhas. A previsão é que o trabalho esteja concluído em duas semanas.

As correntes marítimas levaram para o local a areia que foi depositada nas últimas ressacas. Aos poucos, a maré se desloca e carrega essa areia para o canal. A ação consiste na retirada do material que está impedindo a circulação do mar com a lagoa. Está sendo repetida a operação realizada no fim de 2019, quando houve o fechamento do canal. Este é um processo natural de depósito de areia.

Desobstrução – O trabalho para a desobstrução do túnel do Tibau foi iniciado na última quinta-feira com o tamponamento do túnel do lado da Lagoa. A previsão é que o serviço seja concluído em até uma semana. Em seguida, será iniciado o tamponamento do lado do mar. A intervenção tem como objetivo restabelecer o fluxo hídrico entre a Lagoa de Piratininga e o mar, já que no início de 2019 houve o desmoronamento de rochas do túnel, o que interrompeu parte desta troca. A construção do túnel do Tibau foi feita pelo Inea, em 2008. Desta forma, a responsabilidade pela desobstrução caberia ao órgão estadual. No entanto, após entendimento entre o Município e o Inea, a Prefeitura de Niterói está realizando a obra.

O desmoronamento de rochas do túnel foi analisado por técnicos do Município e especialistas externos. Foi constatado que o acidente foi causado por falha de execução da obra, cabendo ao Inea as obras de desobstrução do túnel do Tibau. O Município de Niterói ofereceu toda a ajuda necessária para restabelecer o fluxo de água entre a Lagoa de Piratininga e o mar, já que o sistema lagunar da Região Oceânica tem uma gestão compartilhada entre o Município de Niterói e o Governo do Estado.

Conforme cronograma da obra publicado no edital, as intervenções estão previstas para serem realizadas em cinco meses. Como a ordem de início foi dada em agosto de 2020, a previsão que a conclusão seja janeiro de 2021. A principal melhoria esperada com a desobstrução do túnel é o restabelecimento do fluxo hídrico entre o mar e a lagoa de Piratininga.

Gestão compartilhada - O sistema lagunar da Região Oceânica tem uma gestão compartilhada entre o Município de Niterói e o Governo do Estado. Desde 2013, um convênio de co-gestão foi assinado entre o órgão e a Prefeitura de Niterói. E, desde este período, a Prefeitura de Niterói tem realizado diversas ações, por meio do PRO Sustentável, com foco na sustentabilidade e recuperação ambiental das bacias hidrográficas da região e do Sistema lagunar de Piratininga-Itaipu. Entre elas, destaca-se a renaturalização do Rio Jacaré, captação dos efluentes dos Rio Arrozal e Cafubá, e as ações de saneamento ambiental nas Áreas de Especial Interesse Social inseridas na Orla da Lagoa de Piratininga, além do projeto “Se liga na Rede”, que realiza fiscalizações regularmente de ligações corretas na rede coletora de esgoto da concessionária Águas de Niterói.