Corrida eleitoral tem nomes definidos pelos partidos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com o encerramento do período de convenções partidárias, na última quarta-feira (16) foi dada oficialmente a largada para as Eleições Municipais de 2020. Portanto, eleitores de Niterói e São Gonçalo já conhecem as opções que terão nas urnas de votação, que será realizada, em primeiro turno, no dia 15 de novembro.

Em Niterói, o ex-vice-prefeito Axel Grael teve candidatura confirmada pelo seu partido, o PDT, mesmo do prefeito Rodrigo Neves, em convenção no dia 1º. Grael foi secretário de Planejamento na atual gestão. O vice na chapa será o presidente da Câmara, vereador Paulo Bagueira, do SD.

Axel Grael é engenheiro florestal, gestor público, ambientalista. empreendedor social e consultor. Com os irmãos, Torben e Lars, iatistas medalhistas olímpicos, fundou o Projeto Grael. Bagueira é formado em Direito pela Universidade Candido Mendes, vereador há sete mandatos em Niterói e suplente de deputado estadual.

O delegado de Polícia Federal Deuler da Rocha foi escolhido como o candidato do PSL ao cargo mais alto do Poder Executivo niteroiense. O administrador Alexandre Ceotto, do Republicanos, também era pré-candidato mas se uniu à chapa de Deuler, em convenção realizada no dia 14. Deuler da Rocha é advogado formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ceotto é formado em administração de empresas e fez MBA em gestão empresarial. Em 2019, foi nomeado subsecretário de Relacionamento Institucional do governo do Estado. Em 2018, concorreu às eleições como deputado estadual.

Felipe Peixoto (PSD) teve sua candidatura confirmada e terá o vereador Bruno Lessa (DEM) como candidato a vice-prefeito na chapa. Ambos eram pré-candidatos à Prefeitura, mas ao longo do processo pré-eleitoral já vinham ensaiando uma aproximação, que acabou se confirmando com a convenção.

Peixoto é empreendedor e político, com formação em Administração e Direito. Especialista em Direito Público e MBA em Gestão de Projetos, já foi vereador e deputado. Lessa é advogado, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Filho do ex-deputado Silvio Lessa, iniciou sua carreira política ainda jovem.

O deputado estadual Flavio Serafini será novamente o candidato do PSOL à Prefeitura da cidade. Ele foi o nome do partido nas eleições de 2012 e 2016, não chegando ao segundo turno em ambas. A escolhida da legenda para compor a chapa é a professora Josiane Peçanha. Serafini é sociólogo e professor da Fiocruz. Exerce mandato de deputado estadual e é presidente da Comissão de Educação. Josiane Peçanha é professora e pedagoga, mestre em História pela Uerj, militante da Educação, sindicalista, pesquisadora e escritora.

A engenheira Juliana Benício será a candidata do Partido Novo à Prefeitura de Niterói, conforme definido em convenção partidária no dia 1º. O também engenheiro Willie Silva será candidato a vice-prefeito na chapa. Juliana é mestre em Economia e doutora em Engenharia de Produção. Trabalha com gestão educacional há 15 anos e atua como coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRJ (Campus Niterói), e como avaliadora do INEP/MEC. Silva é formado em Engenharia Química pela UFRJ, com pós-graduação em Produção pela Coope/UFRJ e Gestão Empresarial pela FGV e formado em Direito pela UnilaSalle.

O PSTU confirmou o nome da funcionária de escola Danielle Bornia como pré-candidata à prefeita, tendo como vice o professor da rede estadual de Educação Sérgio Perdigão. Bornia foi candidata à Prefeitura nas Eleições de 2016, mas ficou em último lugar com menos de 1% dos votos.n