Castração gratuita para cães e gatos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os donos de cães e gatos de Niterói terão, a partir de outubro, mais uma opção para castrar seus bichinhos de estimação gratuitamente: o Castramóvel do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD). O caminhão equipado para a realização da cirurgia percorrerá os bairros realizando a castração de animais domésticos de famílias de baixa renda.

Ontem, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou a unidade móvel e destacou a importância da iniciativa adotada pelo Município.

"Criamos a lei de proteção aos animais nos primeiros anos da nossa gestão, que foi aprovada pela Câmara de Vereadores. Hoje, Niterói é uma das poucas cidades do Brasil que tem uma legislação específica de cuidado e proteção dos animais. Também inauguramos o CCPAD, que funciona no Fonseca. Entendemos que este é um serviço muito importante para o bem-estar da população e de seus animais de estimação. É mais uma política de saúde pública fundamental para a nossa cidade", disse o prefeito.

Atendimento - O Castramóvel conta com sala de preparação, de cirurgia e pós-cirurgia. A equipe é formada por quatro veterinários, um anestesista e técnicos. O veículo ficará em cada bairro por 15 dias. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade mapeou as castrações feitas em cada bairro e usou os dados para preparar a programação do veículo.

De acordo com o coordenador de Proteção Animal da Prefeitura de Niterói, Marcelo Pereira, o primeiro bairro a receber o Castramóvel será o Caramujo, a partir do dia 7 de outubro. Em seguida, será a vez do Engenho do Mato.