Rio é escolhido para sediar os Jogos Escolares Brasileiros

Rio é escolhido para sediar os Jogos Escolares Brasileiros - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Estado do Rio de Janeiro é destaque no desporto escolar e irá se fortalecer por ser a sede do retorno dos Jogos Escolares Brasileiros, o JEB’s, que irá acontecer em 2021. Os preparativos da competição estudantil já se iniciam neste ano, para o evento que terá organização da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com suporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.

O evento terá duração de uma semana e está previsto para ser realizado entre setembro e outubro de 2021. Serão disputadas 17 modalidades, com cerca de 7,5 mil crianças e adolescentes, dos 12 a 14 anos, aproveitando a estrutura dos Jogos Rio 2016. Das modalidades, 10 serão seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares.

"O Rio de Janeiro tem vocação para receber grandes eventos, e estamos muito orgulhosos com a escolha para ser a sede do JEB’s, evento que sempre foi referência no segmento de competições estudantis. Será importante no momento de retorno devido a pandemia, e teremos um imenso prazer em receber os jovens de todo o país para que possam aqui desempenharem o melhor em suas modalidades esportivas, usufruindo de equipamentos esportivos diferenciados", comenta o Governador em exercício, Claúdio Castro.

Os Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs) foram a primeira competição de cunho escolar de abrangência nacional, criada em 1969. Ao longo dos anos a competição passou por mudanças de nome e formato, ficando um período sem ser realizada. Em julho de 2020, o anúncio do retorno dos JEB’s foi motivo de comemoração entre profissionais de educação física e jovens atletas em idade escolar.

"Contar com a realização do JEB’s no Rio de Janeiro reforça a disseminação dos valores do esporte entre os adolescentes e jovens. São em competições como esta que são identificados potenciais atletas de alto rendimento, além de contribuírem no espírito de coletividade e na boa formação de cidadãos", comenta Felipe Bornier, Secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.