Solução legal que não precisa de juiz

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Rede Mediar, política pública de mediação de conflitos do Pacto Niterói Contra a Violência, realizará, no mês que vem, um trabalho de capacitação de lideranças comunitárias do município para atuarem como mediadores comunitários. As capacitações, realizadas através de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), acontecerão nos dias 7, 8, 9, 15 e 16 de outubro.

A mediação de conflitos é uma técnica utilizada para administrar situações em que há problemas de comunicação entre duas ou mais pessoas. Através dela, os envolvidos têm a oportunidade de serem escutados e construírem juntos uma solução.

Conhecida mais na área jurídica, em que se busca uma solução legal sem a presença de um juiz, a mediação é indicada também para os conflitos em escolas, equipes de trabalho, condomínios e em comunidades, proporcionando autorreflexão e a ampliação do olhar para o outro. Em Niterói, a Rede Mediar abrange lideranças comunitárias, religiosas e instituições que já trabalham com a ferramenta, como o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e a Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB-Niterói).

"A implantação da política pública de mediação de conflitos, no âmbito do Pacto Niterói contra a Violência, tem demandado um intenso trabalho da Rede Mediar de sensibilização de toda a sociedade de Niterói. A mediação de conflitos é uma ferramenta importante de fortalecimento do diálogo, respeito às diferenças e à diversidade, da participação da sociedade civil junto ao governo", afirma a professora Graça Raphael, coordenadora do Pacto Niterói Contra a Violência.

Neste período de pandemia do coronavírus, a Rede Mediar recebeu vídeos das lideranças comunitárias e religiosas que buscavam auxílio para o aumento de conflitos devido ao confinamento. Dessa demanda, surgiu o projeto Desatando Nós. Nele, esses vídeos eram respondidos e publicados em um site e divulgados nos grupos das lideranças, porque a dúvida de um também era a dúvida de outros. Além disso, mediadores de conflitos contribuem enviando textos sobre os diversos tipos de conflitos e os caminhos para a redução dos problemas criados, geralmente, por falta de um diálogo adequado.

As equipes de outro programa do Pacto Niterói Contra Violência, o Espaço Nova Geração, dos bairros Fonseca e Cantagalo, também estão passando por uma formação em gestão de conflitos, porém, no âmbito escolar com foco na mediação de conflitos e comunicação não-violenta. Neste trabalho, a Rede Mediar conta com o apoio voluntário do projeto "De Coração para Coração", também de Niterói.

"Através da capacitação da equipe dos Espaços Nova Geração, estamos alcançando as crianças, os adolescentes e também suas famílias. A Cultura de Paz é uma contracultura e ela se constrói coletivamente. Precisamos disseminar e compartilhar suas ideias, princípios e técnicas com toda a sociedade", destacou Luísa Assumpção, gerente da Rede Mediar.