Mais de 350 carros são removidos na orla do Rio

Proposta é da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa - Foto: Divulgação/Seop

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, das secretarias de Fazenda e Ordem Pública, e da Guarda Municipal, deu continuidade às ações de fiscalização na cidade neste domingo (27). As equipes estiveram ao longo do dia em diversos pontos, incluindo a orla, bares, restaurantes e comércios, para verificar o cumprimento das medidas sanitárias adotadas durante a pandemia da Covid-19, como o combate a aglomerações e o uso obrigatório da máscara.

Até início da noite de domingo (27), a Seop tinha registradas 358 remoções de veículos do Leme ao Pontal por conta do decreto que proíbe o estacionamento na orla aos sábados, domingos e feriados, e, também, fechou um estacionamento clandestino na Zona Oeste. Já nas ações na noite de sábado (26), agentes multaram dois bares por aglomeração e Guardas Municipais, em uma ação conjunta com a PM, interromperam uma festa de casamento com mais de 100 convidados e, inclusive, uma bateria de escola de samba, na Ilha do Governador.

Quem pode estacionar na orla – O uso de vagas da orla, nos fins de semana, está liberado somente para moradores, usuários de vagas especiais e turistas hospedados em hotéis da região. Os moradores devem deixar à mostra, no painel do veículo, o Cartão Morador do sistema Rio Rotativo (emitido pela CET-Rio) ou comprovante de residência, podendo utilizar as vagas da sua localidade. Os usuários de vagas especiais (idosos e pessoas com deficiência) devem expor o cartão obrigatório de beneficiário. E, ao fazer o check-in no hotel, o hóspede vai receber um cartão com prazo de validade equivalente à estada, que deverá ficar à mostra no painel do veículo.

Veículos rebocados - Antes de se dirigir aos depósitos municipais (São Cristóvão e Recreio dos Bandeirantes), a recomendação é consultar se o veículo foi removido por estacionamento irregular pela Prefeitura no site da Seop: www.rio.rj.gov.br/web/seop. Sobre o pagamento das taxas de reboque, para evitar fraudes, ele deve ser efetuado diretamente em caixas eletrônicos, bancos e em estabelecimentos essenciais conveniados, como supermercados e farmácias, não sendo executado via internet ou aplicativos.