Rápida frente fria deve frear forte calor no Rio de Janeiro

Rápida frente fria deve frear forte calor no Rio - Foto: Marcelo Feitosa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O último fim de semana foi marcado por calor intenso em todo o estado. Segundo o Climatempo, na tarde do domingo, a cidade do Rio bateu novo recorde de calor do ano. A temperatura na estação da Vila Militar chegou aos 39,2 graus. O recorde anterior era de 38,8 graus em 30 de janeiro.

Ontem, o sol permaneceu forte, com temperaturas elevadas ao decorrer do dia. Ventou bastante durante a madrugada de segunda, e durante o dia houve rajadas de vento atingindo até 70km/h.

O Climatempo alerta que essa semana será marcada por calor intenso no estado, mas a passagem de uma frente fria vai trazer um alívio do "calorão" durante esta terça, com temperaturas permanecendo abaixo dos 30 graus em alguns municípios.

Com o deslocamento da frente fria, há expectativa de pancadas de chuva à noite nas áreas mais ao sul do estado, como a região da Costa Verde e o Grande Rio. Nesta terça, os ventos frios e úmidos que sopram do mar vão deixar o dia mais úmido no Rio, com mais nuvens e possibilidade de chuviscos pela manhã na Região Metropolitana. Por causa disso, a temperatura não sobe tanto quanto nos últimos dias.

No entanto, o alívio nas altas temperaturas vai durar pouco tempo. Amanhã, as temperaturas disparam novamente e volta a fazer bastante calor em todo o estado. Até o fim da semana não se descarta a possibilidade de novo recorde de calor do ano na cidade do Rio.

Em São Gonçalo, a previsão para quinta é de temperatura máxima de 39 graus, sem possibilidade de chuva. A mínima não deve passar dos 22 graus. Na cidade vizinha, Niterói, os termômetros também devem marcar altas temperaturas, variando entre máxima de 38 graus e mínima de 23 graus.

Na sexta, o calor deve permanecer. A previsão é que São Gonçalo registre máxima de 38 graus e mínima de 23 graus, e Niterói com máxima de 37 graus e mínima de 24 graus, com algumas nuvens durante o dia mas sem possibilidade de chuva.

Consumo de energia - Com o aumento das temperaturas registrado nos últimos dias em todo o Estado, a Enel Distribuição Rio orienta que os clientes consumam energia de forma consciente. Com o forte calor, o uso de equipamentos como ar condicionado e ventilador se torna cada vez mais frequente. Além disso, aparelhos refrigeradores, como geladeira, freezer e bebedouros, naturalmente consomem mais energia, pois os compressores precisam ser acionados com mais frequência para manter a temperatura para a qual estão programados. 

Nos últimos três meses do ano passado, quando as temperaturas também estavam mais elevadas, a distribuidora registrou aumento de 8,6% no consumo residencial de energia, em comparação com o trimestre anterior de 2019. É preciso atenção e uso moderado para que não haja susto na hora de pagar a conta de energia. 

O responsável por Faturamento da Enel Distribuição Rio, Luis Felipe Diniz, explica que, para economizar energia, os clientes devem adotar novos hábitos de consumo, que vão ajudar a reduzir o valor da conta. 

"Medidas simples, como diminuir a temperatura do chuveiro, evitar usar o micro-ondas para descongelar alimentos e abrir a geladeira com menor frequência, podem impactar significativamente no valor da conta. Também é importante verificar as instalações internas da residência periodicamente, pois instalações antigas, com fios velhos ou muitas emendas, causam desperdício de energia e podem até causar incêndios", completa.