TJRJ define desembargadores que decidirão futuro de Witzel

Entre os 180 desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), cinco nomes foram sorteados ontem - Foto: Brunno Dantas/TJRJ

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Tribunal de Justiça do Estado (TJRJ) escolheu ontem os cinco desembargadores para compor o Tribunal Especial Misto, que vai decidir o futuro do governador afastado Wilson Witzel, com o julgamento do processo de impeachment. Entre os 180 desembargadores do TJ, foram sorteados Teresa de Andrade Castro Neves, José Carlos Maldonado de Carvalho, Maria da Glória Bandeira de Mello, Fernando Foch de Lemos Arogony da Silva e Inês da Trindade Chaves de Melo. Os desembargadores Ricardo Rodrigues Cardoso e Myriam Medeiros da Fonseca Costa também foram sorteados, mas logo informaram que se consideravam impedidos porque têm filhos que ocupam cargos comissionados no governo do estado.

O desembargador Fernando Foch, durante o sorteio, não respondeu se estava apto a participar do julgamento no sistema de videoconferência do TJ. A presidência tentou contato com ele, inclusive por telefone de casa, pelo celular e por email, mas não recebeu resposta. Caso o desembargador se declare inapto haverá uma outra sessão do Pleno com novo sorteio para a escolha apenas do integrante que falta.

Não puderam participar da escolha os desembargadores em licença médica e os afastados por decisão do Conselho Nacional de Justiça ou do próprio TJ, como o desembargador Siro Darlan. Mello Tavares que também não participou do sorteio porque será o presidente do Tribunal Misto.

O sorteio foi comandado pelo presidente do TJRJ, desembargador Cláudio de Mello Tavares. Os escolhidos vão se somar a cinco deputados estaduais, que serão eleitos pela Assembleia Legislativa (Alerj) para integrar o Tribunal Misto. A eleição na Alerj está prevista para amanhã (29), às 15h. A sessão inaugural do Tribunal especial Misto será marcada após a Alerj informar quais foram os deputados eleitos.

Deputados - O Diário Oficial do Legislativo de ontem já trouxe a publicação dos nomes de seis deputados que se colocaram disponíveis para integrar o Tribunal Misto que irá avaliar o impeachment do governador afastado Wilson Witzel

Os deputados têm até às 14h30 de hoje para colocar seus nomes para a eleição em plenário, que será na Ordem do Dia, às 15h. Cada um dos deputados presentes irá votar em cinco nomes diferentes. Os cinco nomes mais votados serão definidos como os nomes da Casa para o colegiado. Em seguida, a Casa informará ao TJ sobre os deputados escolhidos para a instalação do Tribunal Misto.

Entre os deputados cujos nomes foram publicados nesta segunda, o deputado Carlos Macedo (Rep) foi o único escolhido pela bancada. Os deputados Chico Machado (SDD), Alana Passos (PSL), Waldeck Carneiro (PT), Alexandre Freitas (Novo) e Dani Monteiro (PSol) apresentaram candidaturas avulsas.