Ventania deixa casas destelhadas em São Gonçalo

Vendaval derruba árvores - Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Forte chuva e ventania, durante a madrugada desta terça-feira (29), deixaram diversas casas destelhadas em São Gonçalo. Durante esta manhã foi possível ver o tamanho do estrago causado pelo temporal que também derrubou cerca de 50 árvores pela cidade. Até o momento, não há informações de feridos. De acordo com a Prefeitura de São Gonçalo, os ventos atingiram até 100 km/h com variação de direção causado por uma anomalia meteorológica.

De acordo com o secretário Municipal de Defesa Civil, Antônio Haag, bastaram cerca de 10 minutos para que o vento causasse tamanho estranho. Ele pontuou que equipes da Defesa Civil trabalham em conjunto com Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Parques e Jardins além da Enel, concessionária de energia elétrica, para que a normalidade seja estabelecida ainda nesta terça.

“Essa corrente atingiu alguns bairros como Paraíso, Gradim, Porto Novo, Porto Velho, Porto da Madama e com isso tivemos dezenas de árvores que vieram a cair, postes de energia também, bastante destelhamentos e nós estamos com 500 homens trabalhando para viabilizar o mais rápido possível o direito de ir e vir do cidadão”, disse Haag.

Segundo a Defesa Civil municipal, cerca de 30 ocorrências foram atendidas pelo órgão. Desde as primeiras horas do dia equipes estavam na rua para solucionar as demandas. O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, cancelou a agenda de campanha desta terça para avaliar o estrago causado pela ventania.

Ainda de acordo com Antônio Haag, os ventos atingiram a cidade entre os horários de 2h50 e 3h aproximadamente. Os pluviômetros instalados no município não registraram chuvas significativas. O secretário informou que espera que, até o final da tarde, o município deixe o estágio de atenção.

“Acreditamos que, até o final da tarde, todos os nossos trabalhos que fomos acionados em termo de vistorias poderão ser acionados e vistoriados da melhor forma possível. A Enel está trabalhando de uma forma intensa, principalmente nesses bairros mais afetados. Não tivemos feridos, desabrigados ou desalojados”, explicou.

Alguns bairros ficaram sem energia elétrica em pontos específicos, como Barro Vermelho, Neves, Galo Branco, Zé Garoto, Paraíso, Gradim, Porto Novo, Porto Velho, Porto da Madama. Também houve queixas de dificuldade no acesso aos sinais da rede telefônica e também da rede móvel de internet, ao longo da manhã.

Queda de árvores causou transtornos

A forte ventania derrubou diversas árvores em Neves, Gradim e no Paraíso. Parte da Rua Visconde de Itaúna, na altura do número 1572 ficou parcialmente bloqueada, com o tráfego em pista única, por conta da queda de uma árvore sobre um carro. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros trabalhavam na retirada.

"Foi do nada de madrugada a ventania. Tomei um susto porque nem esperava essa chuva, o tempo tava sol de dia", disse Ramon Lugado, administrativo, dono do automóvel e também morador da localidade.

Outra moradora da região também relatou momentos de pânico com a chegada dos fortes ventos. Ela chegou a ter parte do telhado de sua residência arrancada. Além disso, a rua teve diversas quedas de luz ao longo da manhã. No entanto, por volta de 11h, o fornecimento de energia já estava normalizado.

"Acordei com o susto. Fui no banheiro e quando voltei estava chovendo muito, tudo começou a desmoronar, fiquei com um medo danado. Vi tampas de caixa d'água voando, toda hora faltando luz, foi uma coisa feita. Estamos endireitando o telhado, levantou algumas telhas. A ventania foi terrível", disse Jane de Araújo, doméstica e moradora da região.

Jardineiro salva filhote de coruja

No bairro do Patronato, um filhote de coruja que caiu de uma árvore foi salva pelo jardineiro Diego Dias. O rapaz conseguiu resgatar a ave e a entregou para uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que foi acionada ao local por equipes da Defesa Civil.

"A coruja caiu do coqueiro, aproveitei e resgatei. Vi a equipe [da Prefeitura] aqui e estava procurando de alguém para cuidar", disse o jovem.

Frente fria estava prevista

O Climatempo já havia alertado que uma rápida frente fria chegaria ao estado do Rio nesta terça-feira (29), trazendo um alívio ao forte calor registrado durante o último final de semana. A previsão para esta terça, segundo o Climatempo, é de sol, com pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde. À noite, o tempo deve permanecer firme. Os termômetros devem variar em mínima de 21 graus e máxima de 27 graus.