MPRJ recebe visita do controlador-geral e do procurador-geral do Estado

Bombeiros são denunciados cobrarem valores para a emissão de documentos de legalização de edifício - Foto: Reprodução da Internet

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, acompanhado pelo coordenador do Grupo de Atuação Especializada em Sonegação Fiscal (GAESF/MPRJ), promotor de Justiça Vinicius Cavalleiro, recebeu nesta terça-feira (29) a visita do procurador-geral do Estado, Bruno Dubeux, do controlador-geral do Estado, Francisco Soares e do assessor do Gabinete do Governador, Rafael Menezes.

Os participantes conversaram sobre métodos de aprimorar a troca de informações entre as instituições e possíveis aperfeiçoamentos nos mecanismos de controle do Estado para que, por exemplo, mesmo em uma situação que exija contratações emergenciais - como a pandemia de Covid-19 -, os contratos firmados em urgência passem por maior vigilância.

Eduardo Gussem também apresentou aos participantes algumas das estruturas dedicadas ao trabalho com dados, à criação de soluções inovadoras e ao desenvolvimento de pesquisas: respectivamente MPRJ em Mapas, Inova/MPRJ e Cenpe/MPRJ. No ‘MPRJ em Mapas’, o PGJ frisou a importância de coletar e qualificar todo tipo de dado disponível, para gerar conhecimento que permita visualizar melhor o que acontece no Estado: "Os dados são o novo petróleo. Desperdiçar informações que estão à disposição é como desperdiçar uma grande riqueza", comentou Gussem.

Durante o encontro, o controlador-geral do Estado, Francisco Soares, comentou que a implementação de ferramentas para trabalhar dados semelhantes às desenvolvidas no MPRJ podem auxiliar a aprimorar o controle feito pelo Estado. "Isso (as ferramentas) pode facilitar um avanço grande que queremos dar. Temos que criar, na primeira linha de controle, uma maneira de todas as contratações emergenciais passarem por um crivo prévio, rápido, e sem tecnologia não teremos a velocidade necessária".