Projeto Biblioteca Circulante atende alunos de São Gonçalo

Projeto Biblioteca Circulante atende alunos de São Gonçalo - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em tempos de pandemia, a leitura é uma importante atividade que permite viajar e conhecer novos lugares sem sair de casa, apenas através dos livros. Por este motivo, a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed), por meio da Biblioteca Municipal Genibaldo Rosa, criou o projeto Biblioteca Circulante. Na primeira ação, 240 alunos da Escola Municipal Nice Mendonça participaram e entregaram trabalhos sobre a temática proposta.

Os livros foram entregues no dia 18 deste mês e os alunos tiveram uma semana para concluir o trabalho, que consistia em elaborar uma redação criando um novo final para o exemplar recebido. A proposta também teve como objetivo incentivar a leitura em família e conectar os estudantes à biblioteca e ao hábito de ler.

"Valorizar a leitura durante os momentos de nossa rotina é essencial para criarmos um ambiente que facilita e potencializa esta atividade, que é o mais poderoso instrumento de ensino e aprendizagem. Desta forma, estamos incentivando a leitura em casa, compartilhada com a família", explica o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

Para o coordenador de projetos da Semed, Julio Vidal, é necessário reconhecer as condições de desigualdade em que vivemos, em especial o acesso aos recursos tecnológicos. Por esta razão, torna-se importante a ideia de levar os livros até os jovens da Rede Municipal de Educação como forma de inclusão e formação.

"Os livros são, sem sombra de dúvidas, um fundamental instrumento de transformação sociocultural. Esta é uma oportunidade de trazer e envolver a família no dia a dia da criança, além de ampliar a visão do papel da biblioteca na formação integral dos alunos", ressalta.

Os exemplares foram higienizados e enviados em sacos plásticos e todo o processo foi realizado dentro dos protocolos de prevenção ao Coronavírus (Covid-19). No dia 9 de outubro, um novo grupo de alunos será atendido.

O projeto Biblioteca Circulante conta com gestão da Subsecretaria de Planejamento Educacional e Formação Continuada, apoio da Sala de Leitura Ruth de Souza (ONG Afrotribo) e da biblioteca escolar localizada na Escola Municipal Nice Mendonça.