Motoristas enfrentam perigos nas rodovias RJ-104 e RJ-106

Por Brenda São Paio

Buracos, sinalização precária e pouca iluminação são alguns dos problemas de quem pega as estradas

O final de ano está chegando e, com ele, o verão e a alta temporada nas regiões de praia. No Rio, as cidades da Região dos Lagos são as mais procuradas para as viagens de férias, feriados ou até mesmo finais de semana.

Para chegar até o destino, as opções de trajeto passam pelas rodovias RJ-104 e RJ-106, que ligam Niterói, São Gonçalo e Maricá e costumam ter um grande fluxo de veículos durante esses períodos. Porém, a situação das vias é precária e alvo de reclamação dos motoristas.

Falta de iluminação à noite, vegetação alta dificultando a visualização das poucas placas de sinalização, falta de informações sobre o trajeto ao longo da via e muitos buracos são algumas das queixas.

Devido à iluminação precária é perigoso trafegar durante a noite. O trajeto, aliado a buracos e problemas com a sinalização acaba prejudicando ainda mais o trânsito, principalmente em dias de grande fluxo de carros.

A criadora de conteúdo Gabriela Barcelos, de 19 anos, viaja para Saquarema durante as férias e feriados e costuma utilizar as rodovias estaduais para chegar até sua casa de veraneio. A principal queixa dela é a falta de sinalização para os motoristas que não conhecem o caminho.

"Passo por essas estradas há anos e a situação nunca melhora, vejo uma tapagem de buracos muito grande aqui e ali, mas o problema nunca é totalmente resolvido. Já precisei ir para Saquarema de carro particular e o motorista perdeu muito mais tempo por não saber como era a estrada e ter pouca sinalização auxiliando os veículos que passam pelas vias", argumenta, enfatizando que os problemas se agravam cada vez mais.

"Como se não bastasse a falta de placas e sinalizações, o mato está sempre alto e tampando as placas, prejudicando ainda mais os motoristas e o trânsito", expõe.

As vias não são muito utilizadas somente para viagens, mas também como caminho diário para os moradores de Maricá e alguns bairros de São Gonçalo que precisam se deslocar para o trabalho em Niterói ou para a Capital.

É o caso da administradora Luciene Siqueira, de 42 anos, moradora do bairro Ubatiba, em Maricá, que trabalha no centro do Rio, necessitando, de segunda a sexta, utilizar a via para chegar até o seu destino.

"Eu uso as estradas todos os dias para ir trabalhar e é sempre um transtorno nos transportes. Eu costumo pegar van e, por causa dos buracos os passageiros ficam pulando durante todo o trajeto, a pavimentação precisa melhorar. A iluminação também é muito ruim, principalmente em trechos da rodovia em Maricá, o que torna o tráfego perigoso a noite", conta Luciene.

O estudante Luan Costa, de 22 anos, morador de Tribobó, no município de São Gonçalo, utiliza a via tanto para viajar para a Região dos Lagos como para se locomover até os centros das cidades vizinhas. Ele concorda que a situação das vias chega a ser preocupante.

"Em alguns pontos a situação dessas rodovias preocupa bastante, principalmente pela ausência de manutenção. Próximo ao viaduto de Maria Paula é possível observar o péssimo estado de conservação da pista, que é cheia de buracos. E desde que a mureta do viaduto quebrou, nunca mais teve conserto. Limpeza do acostamento, que vive cheio de mato, também precisa ser feita", expôs.

Em agosto, no último dia 18, o Governo do Estado assinou um contrato com o BNDES para modelagem de concessão das rodovias RJ-104 e RJ-106, que fazem parte do Lote 2, e podem ser privatizadas. Enquanto isso não ocorre, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) informou que faz obra na RJ-106 e que na RJ-104 foi firmado contrato com a prefeitura para manutenção da via. Nas duas rodovias, o departamento tem realizado serviços de conservação rotineira, incluindo manutenção do asfalto e corte de vegetação alta.

O DER afirma aue os serviços de sinalização horizontal e vertical também estão sendo feitos. Alguns trechos, porém, dependem da finalização dos serviços anteriores para serem realizados ou refeitos.

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