Teresópolis vive 'boom' imobiliário pós-vírus

. - Foto: BRUNO_NEPOMUCENO/Prefeitura de Teresópolis

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em meio à adequação para o "novo normal", a cidade de Teresópolis, na Região Serrana, vive a experiência de um "boom" imobiliário. Para o prefeito Vinicius Claussen, isto acontece porque moradores de cidades maiores, como as da Região Metropolitana, têm buscado o município visando melhoria na qualidade de vida.

Segundo Claussen, muitas pessoas procuraram Teresópolis para passar a quarentena, imposta pela pandemia do novo coronavírus, especialmente no momento em que as medidas restritivas estavam mais rígidas. Com o acelerado progresso da tecnologia, em especial o advento do home office, há a possibilidade de morar na cidade, trabalhando numa empresa na capital, por exemplo.

"Estamos passando por uma transformação digital, o que levaria cerca de 10 anos estamos levando meses. As pessoas perceberam que aqui temos clima bom com qualidade de vida, é uma das dez cidades mais seguras do Brasil. O trabalho em home office tem despertado a mudança de hábito das pessoas", afirmou Claussen.

De acordo com o prefeito, a procura tem sido tão grande que praticamente não há mais imóveis para alugar na cidade. Ele também pontua que o custo para comprar um imóvel em Teresópolis é mais barato do que na Região Metropolitana, possibilitando que, com o mesmo valor se adquira, um imóvel muito melhor.

"É difícil conseguir alugar casa em Teresópolis. No Parque Imbuí, Posse, Granja Comary, por exemplo, conseguimos ver corretores vendendo até quatro casas em um mês. Com o mesmo recurso para comprar um imóvel, de R$ 600 mil, por exemplo, no Rio você compra uma quitinete, já aqui um imóvel mais amplo, num bairro seguro da cidade", explicou.

Vinicius Claussen ressalta que esse fenômeno não é recente, mas sim algo que vem acontecendo há pelo menos dez anos mas se intensificou por conta da pandemia. "A procura é muito grande, essa migração já estava acontecendo por causa principalmente da violência e custo de vida nos grandes centros e agora acabou se intensificando", completou.

Controle e combate ao coronavírus - O prefeito pontua que Teresópolis só está numa situação econômica favorável, atraindo investimentos no setor imobiliário, por conta das medidas tomadas para controlar e combater o coronavírus desde o início da pandemia. Entre elas, Claussen destaca a implantação de um gabinete de crise assim que foi decretado o estado de pandemia pela OMS.

"Constituí um gabinete de crise com lideranças de saúde da cidade para coordenar as ações de enfrentamento à pandemia. Na primeira reunião passei um 'dever de casa' que era avaliar a capacidade ociosa de hospitais, onde o Município já estaria contratando esses leitos. Com isso saímos bem na frente", contou o prefeito.

O Município conseguiu contratar 70 leitos já existentes para atender exclusivamente casos de coronavírus. Além disso, houve outras ações como a montagem de um centro de triagem no Ginásio Pedrão; parceria com a UFRJ para criação do app Minha Saúde; medidas eficazes de isolamento social, como o "rodízio de circulação por CPF". Tudo isso, somado, fez com que a cidade atingisse a maior taxa de isolamento social do Rio de Janeiro, além de ter um dos índices mais baixos de contágio e letalidade do estado.