Niterói: vacinação antirrábica pode ser feita por drive trhu

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Começou neste sábado (3) pela região de Pendotiba a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2020 em Niterói. Até às 14h, os animais de estimação puderam ser vacinados em nove postos montados na região. A novidade este ano é o posto de vacinação drive-thru, que funcionará todos os sábados deste mês no Caminho Niemeyer, no Centro. No próximo sábado (10) a vacinação será na Zona Norte. No dia 24, a Região das Praias da Baía realiza a vacinação. A campanha será encerrada na Região Oceânica, no dia 31. Podem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade. A vacina é segura e não tem contraindicações.

O posto de vacinação drive-thru estará montado junto ao Teatro Popular (atrás do terminal João Goulart), no Centro, no mesmo horário dos postos de vacinação, das 8h às 14h. Nele os animais podem ser vacinados dentro dos veículos, reduzindo tempo de espera e não provocando stress nos animais.

O chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o veterinário Fábio Villas Boas, diz que as pessoas podem levar seus animais para vacinar sem preocupação com a covid-19.

"Todos os pontos de vacinação seguem os protocolos de segurança contra a disseminação do novo coronavírus em espaços arejados. Os funcionários usam equipamentos de proteção individual preconizados para a sua segurança", destacou o veterinário.

Robson Cruz, morador de Pendotiba, levou seu cãozinho para vacinar e disse que se sentiu seguro. "Percebi que estão tomando todos os cuidados para evitar o coronavírus. Isso é importante porque nos dá uma tranquilidade maior. Além disso, a vacina vai proteger o meu cachorro contra a raiva, o que é muito bom", disse Robson.

O CCZ recomenda que todos os cães que serão levados para a vacinação devem ser conduzidos por coleiras, e os animais de grande porte, deverão ser levados também com focinheiras. Já os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou dentro de algum tipo de bolsa, uma vez que eles se estressam facilmente e podem fugir e ferir as pessoas.