Sérgio Soares lidera pesquisa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dr. Sérgio Soares (PROS) lidera as intenções de votos para o cargo de prefeito de Itaboraí em 2020 com 29%. Os números são da pesquisa contratada pela Lema Capital e realizada pela Ágora Pesquisa Eireli, e registrada junto ao TSE sob o número RJ-03296/2020, o levantamento aconteceu nos dias 01 e 02 de Setembro deste ano, que realizou 400 entrevistas pessoais com eleitores do município. De acordo com a empresa, a amostra foi distribuída pelos bairros de forma proporcional ao número de eleitores existentes com margem máxima de erro de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, para um intervalo de confiança de 95%.

Segundo o levantamento, aos serem apresentados os candidatos aos eleitores, Sérgio Soares (29%) possui vantagem de 18% sobre Marcelo Delaroli (PL), segundo colocado com 11%. Em terceiro, Dr. Sadinoel (PP) tem 10%, seguido por Joana Lage (Pode) com 6%. Contudo, ao considerar somente os votos válidos, Sérgio Soares amplia a sua vantagem e chega a 42%, seguido por Delaroli (16%), Dr. Sadinoel (14%) e Joana Lage (8%), entre os que mais pontuaram. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos.

Já nas intenções de votos na questão de escolha espontânea dos eleitores, sem apresentar os candidatos, Sérgio Soares seguiu na liderança com 16%, mas nesse método a ordem entre o segundo e o terceiro colocado se alterou. O candidato do PROS foi seguido por Dr. Sadinoel (PP), com 6% Marcelo Delaroli (PL), com 5% e Joana Lage (Pode) com 2 % da preferência. Ainda de acordo com a pesquisa, 36% dos eleitores não souberam indicar nenhum nome de candidato de forma espontânea.

Vale destacar que a pesquisa foi realizada com pessoas de várias idades, com destaque para os eleitores que tinham entre 16 e 24 anos, que foram 25% dos entrevistados e 24% de pessoas com idade entre 45 e 59 anos. O perfil dos eleitores escolhidos ainda conta com 57% de pessoas que concluíram o Ensino Médio, 22% de pessoas que terminaram a 5ª e 8ª série, além de 12% que concluíram o Ensino Superior e 9% que estudaram até a 4ª série. Avaliando a intenção de voto de acordo com a Escolaridade do eleitor, Dr. Sérgio Soares lidera em todas as escalas. Observa-se uma curva de crescimento dos eleitores de Dr. Sérgio Soares conforme a escolaridade do eleitor diminui.

Ainda segundo a pesquisa, 25% das pessoas que escolheram o Dr. Sérgio Soares para prefeito, justificaram a intenção pelo fato dele ser mais conhecido entre os seus concorrentes. Outros 19% disseram que ele melhorou a cidade em sua primeira passagem e por isso o escolheram.

Avaliando a intenção de voto de acordo com a Religião do eleitor, Dr. Sérgio Soares lidera em todos os grupos religiosos, possuindo mais força entre os Católicos, com 34%. Marcelo Delaroli tem seu desempenho melhorado entre os Evangélicos. Dr. Sadinoel atinge seu melhor índice entre os que Católicos, ocupando a segunda posição nesta categoria.

Nos dados em relação a renda do eleitor, Sérgio Soares lidera em todas as classes sociais. Marcelo Delaroli tem seu desempenho melhorado à medida que a renda do eleitor diminui, enquanto o oposto acontece com Dr. Sadinoel.

O levantamento aponta ainda que 49% dos entrevistados ainda podem mudar sua intenção de voto, enquanto 51% acreditam estar decididos de sua escolha.