Aulas na rede estadual do Rio voltam dia 19 de outubro

Alunos da rede estadual do Rio terão aprovação automática em 2020 - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador em exercício Cláudio Castro informou, na manhã desta sexta-feira (9), que as aulas na rede estadual de ensino retornam no dia 19 de outubro. Retorno é válido para alunos da 3ª série do ensino médio, nas modalidades regular, técnico e ensino de jovens e adultos. Alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio não retornam esse ano.

De acordo com o governador, o ensino remoto seguirá sendo oferecido ao último ano. A rede estadual conta atualmente com 709 mil matriculados.

Na última semana foi publicado no Diário Oficial o protocolo sanitário com medidas a serem tomadas pelas unidades escolares para o retorno seguro das atividades presenciais na rede pública de ensino. As escolas deverão adequar salas de aula e refeitórios para promover o distanciamento social e disponibilizar equipamento de proteção individual (EPIs), como luvas e face shield para funcionários, além de máscaras para servidores e alunos. Todas as escolas estão recebendo um reforço nos recursos para a compra dos materiais, além de dispensers para álcool em gel 70% e tapetes higienizadores.

Servidores com mais de 60 anos, gestantes, mulheres que acabaram de ter filho e pessoas com doenças crônicas e que convivem com doentes não vão retornar pois fazem parte do grupo de risco.

Aqueles servidores que testarem positivo para a covid-19 e apresentem sintomas da doença também não voltam.