Alunos da Orquestra Virtual lançam vídeo em comemoração ao Dia das Crianças

Orquestra Virtual - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, faz uma criativa homenagem à garotada nesta segunda-feira (12), em comemoração ao Dia das Crianças . A Orquestra Virtual, do Programa Orquestra nas Escolas da SME, lança em seus canais oficiais (veja a lista abaixo) um videoclipe da música “Amigo, Estou Aqui” (tradução de You’ve Got a Friend in Me) tocada por alunos-músicos da Orquestra de Flautas Rivadávia Corrêa, sob a regência da professora Alessandra Alexandroff Netto. Tema do filme Toy Story (1995), a canção foi escrita por Randy Newman, com arranjo original de Doug Clyde. A letra fala sobre o valor da amizade, o que é muito importante de valorizar nestes tempos de pandemia.

A professora conta que foram os próprios alunos que escolheram a música por ter marcado a infância de todos. Para ela, gravar esse vídeo com seus alunos flautistas tem um significado muito importante.

"Poder comemorar esse dia com festa é muito bom! Alimenta sempre a criança que mora em nossos corações. A família das flautas, da soprano à baixo, faz todo o diálogo musical. Cremos que crianças de todas as idades irão amar essa música", disse.

Para a flautista Rebeca Santos Pellufa, de 12 anos, o Dia das Crianças é uma data que representa felicidade. Segundo ela, tocar a música que é tema de um de seus desenhos favoritos é muito simbólico, principalmente neste contexto de afastamento social.

"Sempre fico ansiosa pelo Dia das Crianças, porque em todos os anos têm sido muito divertido e sempre brinco bastante. Essa data representa, para mim, o dia da nova geração da humanidade, da qual faço parte. Tocar essa “Amigo, Estou Aqui” me faz lembrar que não estamos sozinhos, principalmente agora, durante a quarentena", disse.

A irmã de Rebeca, Yngrid Santos Pellufa, de 15 anos, também é flautista do Programa Orquestra Nas Escolas e vai participar da gravação.

"Quem não se sente feliz ouvindo “Amigo, Estou Aqui”? E ainda mais no Dia das Cianças? Quando éramos menores, Rebeca e eu tínhamos uma expectativa imensa sobre esse dia. Nós adorávamos comer muitos doces. Sempre, nessa data, montávamos os saquinhos cheios de balas, paçoca, e muitos outros doces com nossa família. Sentimos muitas saudades de tudo isso".

Orquestra Virtual

A Orquestra Virtual foi criada pelo Programa Orquestra nas Escolas para promover apresentações musicais em que os alunos tocam e cantam de suas casas, sob a orientação de professores e maestros. Cerca de 200 alunos, integrantes de orquestras e coros, já participaram do projeto, tocando músicas como “Amanhã”, de Guilherme Arantes, “Aquarela”, de Toquinho, “Preta Pretinha”, de Moraes Moreira, “Enquanto houver sol”, dos Titãs, entre outras.

O Programa Orquestra nas Escolas é patrocinado pela Uber e pela Ternium por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço

Assista ao vídeo da Orquestra Virtual tocando Amigo estou aqui em:

Facebook: facebook.com/orquestranasescolas/

Instagram: @orquestranasescolas

YouTube: https://www.youtube.com/orquestranasescolas