Campo de São Bento: obras serão entregues no dia 20

Por

Tradicional espaço de lazer da Zona Sul de Niterói passa por revitalização

Uma equipe da Prefeitura de Niterói esteve nesta sexta (2) no Campo de São Bento, para visitar o espaço, que vem recebendo intervenções. A readequação dos jardins visa à melhoria da paisagem atual do parque com tratamento do solo dos canteiros e plantio de novas espécies e manejo de outras. A previsão é que a revitalização esteja pronta até 20 de outubro. O prefeito Rodrigo Neves, destacou a importância do Campo de São Bento como principal área verde da Zona Sul.

"Entre as mudanças, estão mais banheiros e um parcão, que é uma antiga reivindicação dos moradores. O Campo de São Bento está na alma e na memória de cada um de nós. No dia 20 de outubro vamos concluir esse projeto e todos poderão visitar, seguindo os protocolos contra o novo coronavírus", disse o prefeito.

Já no próximo dia 4, as feiras estarão liberadas para voltar a funcionar. Porém, dentro do Campo de São Bento, elas vão retomar as atividades no dia 10. Alexandre Moraes, biólogo e responsável pelo projeto do paisagismo dentro da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, detalhou o serviço realizado atualmente no local.

"Já estamos com 70% do projeto de paisagismo pronto. A medida mais importante foi o laudo de todas as árvores para criar segurança. As árvores estavam desgastadas pela própria natureza e ação do tempo e minimizamos esses riscos. Retiramos as que apresentavam risco e, para cada árvore retirada, 10 novas foram plantadas. Também procuramos colocar as plantas em seus devidos lugares. Separamos aquelas que gostam de sombra para colocar na sombra e as que ficam bem no sol para receber mais calor", explicou o biólogo responsável pelo projeto.

O paisagismo do Campo leva em consideração as áreas verdes com frentes abertas, onde poderá ser visto de todas as ruas que o cercam e de onde os frequentadores também poderão ver todo o entorno. Atualmente, a equipe segue colocando os gradis e os meios-fios. Os canteiros já foram fechados e quase todos já receberam mudas e gramas. Todas as novas árvores que o espaço está recebendo são de espécies nobres da Mata Atlântica como pau-brasil, pau-mulato, jacarandá e jequitibá.

  • Tags: