Opções para todos os gostos

Por Brenda São Paio

Em Niterói ou no Rio, não faltam locais para os pequenos curtirem o seu dia

Nesta segunda-feira (12) é comemorado o Dia das Crianças e mesmo em meio a algumas restrições nas cidades por conta da pandemia, há inúmeras opções de lazer para os pequenos aproveitarem o feriado ao máximo. Em Niterói ou no Rio, a programação especial dá aos pais e as crianças vastas opções, que agradam a todos os gostos.

Na cidade de Niterói, os espaços de lazer, parques e hortos que foram reabertos são ótimas alternativas para a criançada se divertir ao ar livre. O Skatepark de São Francisco, point dos skatistas da cidade, é uma opção para as crianças que desejam um passeio mais radical. Funcionando diariamente, de 7h às 12:30h e de 16h às 22h, o espaço conta com uma enorme estrutura composta por diversos equipamentos, rampas e escadas para a diversão da garotada.

O Campo de São Bento, em Icaraí, atualmente funcionando de 9h às 18h, todos os dias da semana, conta com amplo espaço para a prática de atividades como andar de bicicleta, de skate ou de patins, além de locais para realização de piqueniques em família. Entretanto, os brinquedos ainda não estão liberados para uso e a capacidade máxima foi reduzida para 850 pessoas por vez.

Os hortos do Fonseca e do Barreto também são boas escolhas para as famílias que querem aproveitar o dia fora de casa. Também com horários reduzidos, os ambientes funcionam das 9h às 18h. Assim como no Campo de São Bento, podem ser feitos passeios em família e outras inúmeras atividades em família. No caso do Horto do Barreto, a capacidade é de 300 pessoas, já no Fonseca, o número aumenta para 800.

Já o Parque da Cidade, famoso pela vista privilegiada que proporciona aos visitantes, funcionará excepcionalmente nesta segunda-feira (12) por conta do feriado, sendo uma boa alternativa de programação para as famílias, principalmente no fim do dia para a contemplação do pôr do sol. No local, são permitidas somente 200 pessoas por vez. Em contrapartida, a área infantil e a pista de downhill permanecem fechadas, e algumas atividades como o voo de parapente só funcionam de terça a sexta-feira.

 Segundo a Prefeitura de Niterói, os parques infantis de shoppings e dos espaços de recreação infantil receberam autorização para funcionar a partir da última quarta-feira (7). Os protocolos de higiene e distanciamento deverão ser mantidos; funcionários e clientes deverão usar máscaras e os brinquedos precisam ser higienizados após cada uso.

O município ainda conta com uma programação especial virtual durante a semana da criança. Vão acontecer eventos como contação de histórias, apresentação de Beatboxer e oficina de sucata. O público pode assistir aos vídeos pelo instagram da @salacarloscouto.

 Na terça (13) e quinta-feira (15), às 18h, o animador cultural e coordenador adjunto colaborador do Grupo Origami Niterói, Emilson Nunes realiza a oficina "Criando com sucata", onde vai ensinar como é transformar sucatas, reaproveitar papelão e garrafas pet, em brinquedos e objetos utilitários e de decoração. A contação de histórias fica por conta da atriz, bailarina e coreógrafa Isabela Bernardo, que dá vida a história da Branca de Neve, no próximo sábado (17), às 16h.

No Rio de Janeiro, a programação especial para a criançada já começa neste domingo (11), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, com duas apresentações, sendo uma de circo, às 10h e outra musical, às 11h. No dia 12, acontece uma contação de história com participação especial de Silvia Castro, às 10h, e um apresentação da Orquestra Maré do Amanhã, às 11h. O evento é gratuito.

Para comparecer à Cidade das Artes, é necessário realizar um agendamento prévio por meio do site. As famílias serão dispostas em lounges com capacidade de até seis pessoas do mesmo grupo e convívio.

  • Tags: