Hoje tem vacina contra a raiva na Zona Norte

Por

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal em Niterói chega a sua segunda etapa neste sábado (10), quando serão vacinados cães e gatos da Região Norte da cidade. Também terá vacinação no posto que funciona em esquema drive thru, no Caminho Niemeyer, no Centro. Todos os 20 postos funcionam das 8h às 14h. Confira a relação em www.ofluminense.com.br..

No dia 24, os postos da Região das Praias da Baía realizarão a vacinação e, encerrando a campanha, a Região Oceânica, no dia 31.

No último sábado (03), na primeira etapa da campanha, foram vacinados 8 mil cães e gatos na região de Pendotiba pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacina é segura e direcionada para cães e gatos, machos e fêmeas, a partir dos três meses de idade.

O Chefe do CCZ, Fábio Villas Boas, considerou a procura muito boa no primeiro dia da campanha e espera a mesma mobilização neste sábado. Ele destacou que a meta é vacinar 60 mil animais da cidade.

"Tivemos um bom movimento no primeiro dia da campanha de vacinação. É muito importante que as pessoas se conscientizem, e levem seus animais para serem imunizados", conta. "A vacinação vai ocorrer em espaços arejados e os funcionários do posto de vacinação estarão usando todos os equipamentos de proteção individual para garantir a prevenção neste momento de pandemia".

Os cães devem ser conduzidos por coleiras e os animais de grande porte, deverão ser levados também com focinheiras. Já os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou dentro de algum tipo de bolsa, uma vez que eles se estressam facilmente e podem fugir e ferir as pessoas.

A pessoa que for conduzir um animal para vacinar deve saber fazer a contenção e ter autoridade sobre ele, pois isso é responsabilidade do condutor, cabendo ao vacinador apenas a aplicação da dose. Não é recomendável que crianças sozinhas conduzam animais para vacinar. É obrigatório o uso de máscaras.

A doença - A raiva é uma doença gravíssima que apresenta quase 100% de letalidade. No meio urbano ela pode ser transmitida principalmente por cães ou gatos. Até os anos 1980 ainda havia casos de raiva humana na cidade, transmitida por cães.

  • Tags: