'Piquenique' é atração para crianças no CCBB

Peça é protagonizada pelo casal de atores Carolina Pismel e Paulo Verlings - Foto: Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe a partir deste domingo (1º de setembro), o espetáculo infantil "Piquenique".

A dramaturgia, assinada por Marcéli Torquato e Flavio Souza, é baseada nas histórias populares e nos contos antigos como "Barba Azul", "Nariz de prata" e tantos outros onde heroínas lutam contra aqueles que querem ditar o destino delas. Dirigido pelo diretor e doutor em teatro Flavio Souza, que tem uma vasta experiência em encenar literatura para o teatro, o espetáculo tem um caráter extremamente visual, buscando a criação de um universo lúdico que transporte o imaginário do público infantil, além de investir em temas relevantes aos pequenos, partindo de um mergulho no universo lúdico de um piquenique. O casal de atores Carolina Pismel e Paulo Verlings, que há 13 anos desenvolve um trabalho contínuo na Cia Teatro Independente, se debruça pela primeira vez no universo infantil. "Piquenique" surge da vontade do casal em apresentar ao filho Tomé, de 3 anos, seus trabalhos como atriz e ator no teatro.

"Buscamos pensar esse lugar do feminino protagonista e agente da sua própria história. Para além do lugar da mulher, olhamos para as possibilidades do ser humano hoje se posicionar diante da tirania e do amedrontamento que busca controlar os corpos e as cabeças, tirando-lhes a liberdade", comenta Carolina Pismel.

O espetáculo conta de forma poética e divertida a história de Greta, uma jovem bondosa, forte e inteligente que luta contra a opressão de um tirano dono de uma fábrica de canhões que amedronta toda a cidade. Dona do seu nariz, ela sai pelo mundo com seus quitutes e comidas deliciosas, até que encontra em uma cidade um mundo de crueldades. Com sua inteligência e astúcia, resolve não só seu problema, como ajuda todos os que estão à sua volta a escapar das maldades do tirano.

Uma mesa de piquenique, montada em um jardim, serve de cenário para criação dessa história. O público vai construindo em seu imaginário, junto com os atores, as imagens dessa aventura que ganha forma entre frutas, cores, comidas, objetos do cotidiano e projeção de sombras.

O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66, no Centro do Rio. Até 29 de setembro, sáb e dom, às 15h e 17h. Preço: R$ 30 (inteira). Classificação: livre. Telefone: 3808-2020.