Música para quem não pode ouvir

Cantor e compositor coloca em prática com seu trabalho a luta pela acessibilidade dos portadores de deficiência auditiva - Foto: Matheus Wittkowski / Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O cantor e compositor Leo Fressato une rock, bossa, pop e carimbó em seu novo álbum, "Louco e Divertido", que ganha série de lyric videos com tradução em libras, botando em prática a luta pela acessibilidade para as pessoas com deficiência auditiva.

"A ideia de fazer o disco em Libras veio a partir da minha amiga Thami, que teve duas filhas surdas e a proximidade que tive com eles mudou a minha percepção. Já fiz, com essa minha amiga, um show para uma plateia só de surdos. São pessoas que querem consumir esse conteúdo e quase nunca têm acesso. Temos sempre que pensar o mundo de um modo mais amplo e acessível", conta o artista.

Com mais de 15 anos de carreira, Leo Fressato é um artista marcado por canções que tratam de amor ou de sua ausência. Transformando sentimentos íntimos em performance, ele ganhou notoriedade nacional com o hit "Oração", interpretado pela "A Banda Mais Bonita da Cidade", e com a faixa "Coisa Linda", uma parceria com o cantor e compositor Tiago Iorc, para o álbum "Troco Likes".

Em 2013, Leo lançou seu primeiro disco "Canções para o Inverno Passar Depressa", um álbum que trazia melodiosidade, romantismo e rancor. Esse espírito está presente no novo disco, que se utiliza de leveza para celebrar o amor (como na faixa-título), uma inaptidão ao mundo moderno ("Eu Toco Violão Porque Não Sei Apertar Botão") e os términos ("Adeus").