Italiana Martina Merlini traz arte urbana para o Skatepark de São Francisco

Artista italiana Martina Merlini - Foto: Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pela primeira vez no Brasil, a artista italiana Martina Merlini vai realizar uma intervenção artística no Skatepark, em São Francisco, neste domingo (13), das 14h às 19h. Neste evento aberto ao público, Merlini criará uma instalação permanente, retomando esquemas e padrões geométricos que, nos últimos anos, definiu seu estilo, em uma das paredes que cercam a praça.

“A busca pela forma” é o título escolhido para a série de iniciativas organizadas pelo Instituto Italiano de Cultura que, em Niterói, conta com a parceria da Prefeitura e do Museu de Arte Contemporânea (MAC). A manifestação cultural ainda vai levar para a Marina de São Francisco um evento musical com o DJ Havoc. A intervenção constitui a primeira etapa de um plano de recuperação dos murais do espaço. A Prefeitura vai convidar outros artistas brasileiros para participarem do projeto.

A criação do Skatepark Carlos Alberto Parizzi, em 2015, atendeu a um antigo pedido dos skatistas e amantes do esporte na cidade e é frequentado diariamente por centenas de jovens e adultos. Com uma área de 2.500 metros quadrados e contando com vários obstáculos e rampas, o local possui também espaços para o público acompanhar os treinamentos e eventos, e faz parte de um extenso projeto de revitalização de espaços urbanos realizado pela Prefeitura de Niterói.

Sobre a artista – Convidada especial desta edição da Jornada do Contemporâneo, Martina Merlini (Bologna, 1986) conta com um elevado número de exibições. Já participou de vários eventos e festivais, inclusive o Living Wall, que foi o primeiro festival de street art organizado por mulheres, em Atlanta, nos Estados Unidos, em 2012, e do prestigiado Le Mur em Paris, na França, em 2015. Pesquisadora entusiasta da natureza humana, Martina joga com as linhas geométricas, investigando a noção do limite de um jeito sutil e refinado. Atuando no limite entre racional e irracional, a artista utiliza densos traços pictóricos simétricos que se disjuntam inesperadamente sob o impulso de forças primordiais. As criações de Merlini foram exibidas em toda Europa, Estados Unidos e México onde fez uma residência de 2015 a 2017.

Serviço

“A busca pela forma”, da artista italiana Martina Merlini

Onde: Skatepark Carlos Alberto Parizzi (Estrada Leopoldo Fróes - São Francisco, Niterói)

Quando: 13 de outubro (domingo)

Horário: das 14h às 19h

Evento gratuito aberto ao público