Universo do negro com a família Pitanga no Poeira

Antonio e Rocco Pitanga: juntos no palco - Foto: Caio Lírio / Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O mês da Consciência Negra será marcado no Teatro Poeira pela estreia, nesta quinta-feira (7), do espetáculo "Embarque Imediato", às 21h.

A peça também celebra os 80 anos de vida do ator Antonio Pitanga, que estrela "Embarque Imediato" ao lado do filho Rocco Pitanga, contando também com a presença virtual de sua filha, Camila Pitanga. Antonio é considerado um dos artistas fundamentais da TV, teatro e cinema brasileiros, além de ser uma figura importante na defesa dos direitos de negros e negras no Brasil.

Com texto de Aldri Anunciação e direção de Márcio Meirelles, o espetáculo promove, acima de tudo, um debate sobre a identidade e a diáspora africana. Neste primeiro encontro entre pai e filho no palco, os atores dão a vida a um homem mais velho africano e um jovem pesquisador brasileiro, fazendo alusão à África e à diáspora.

Em cena, os dois personagens se encontram num aeroporto internacional e estabelecem um diálogo sobre a História. Cada cena montada em "Embarque Imediato" é configurada de forma que seja possível apresentar os diferentes pontos de vista dos personagens, mas permitindo que que o espectador chegue às suas próprias conclusões, a partir das reflexões e argumentações propostas durante toda a peça.

Para Rocco, estar ao lado do pai em um espetáculo é uma grande realização.

"É motivador trabalhar com uma pessoa pela qual eu tenho admiração. E que essa pessoa pela qual eu admiro o talento e o caminho de vida é meu pai. Meu pai e eu moramos em extremos opostos, estávamos morando distantes e esse ano estou indo morar com ele, estamos trabalhando juntos. Passamos texto em casa, mesmo com as agendas corridas e isso está sendo muito bom" expõe o ator.

Já para o diretor, "Embarque Imediato" aborda assuntos que precisam ser discutidos.

"A peça debate muitos assuntos que estão na ordem do dia, como origem, diáspora, consequências da história. É um texto maduro e toda encenação é pensada para tornar mais evidente essa relação entre os dois personagens e como a política afeta suas experiências, suas histórias e identidades. O teatro retoma seu lugar de importância nesse momento do país", conta Meirelles.

O Teatro Poeira fica na Rua São João Batista, 104, em Botafogo. De 7 de novembro a 22 de dezembro, de quinta a sábado, às 21h e domingo, às 19h. Preço: R$ 60 (inteira). Telefone: 2537-8053.