NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Folia da Viradouro escolhe hino oficial

Finalistas se apresentam a partir das 22h deste sábado, na quadra da escola, em Santa Rosa

Escola apresentará, no ano que vem, o enredo 'João Caetano, da Companhia Nacional ao Theatro Municipal'

Divulgação

A escola de samba Folia do Viradouro, realiza neste sábado (9), a partir das 22h, em sua quadra de ensaios, em Santa Rosa, Niterói, a escolha do hino oficial para desfile a ser realizado no Carnaval 2020 na cidade. A vermelha e branca do Grupo Principal apresentará, no ano que vem, o enredo 'João Caetano', da Companhia Nacional ao Theatro Municipal'. O concurso contou com a participação de oito sambas e quatro foram selecionados pela comissão interna da escola para a grande final.

O enredo da Folia do Viradouro foi desenvolvido pelo carnavalesco Bruno Faria, que conta a história de João Caetano, o patrono do teatro brasileiro,e também homenageia o Teatro Municipal. Ainda no Brasil colonial, Caetano, considerado o 'herói cultural' do Brasil, abandonou a carreira militar para se dedicar às artes cênicas, fundando em Niterói o Teatro Santa Tereza. Visionário e fascinado pela atividade, nos anos subsequentes, Fundou a Companhia Nacional de Teatro e num gesto humanitário, abriu espaço para negros e índios em suas peças.

O desenvolvimento do tema também retrata o período crítico em Niterói, com o abandono do Teatro Municipal, quando Niterói perde a condição de capital e o Centro do poder é transferido para Petrópolis. O renascimento da casa de espetáculo, já com Caetano morto, por causas naturais, se dá pelas mãos de um maestro italiano, morador de Niterói, que comanda a reforma para reabertura do local. Numa justa homenagem, no início do século, o histórico imóvel da Rua XV de Novembro, no Centro da cidade, ganha o nome de seu criador. A Folia da Viradouro é uma das mais tradicionais agremiações de Niterói e já conquistou quatro títulos na chamada 'elite' do samba.

As parcerias finalistas são as seguintes : Léo Castro - Fabinho Vasconcelos - Anderson Lemos - Robson Ramos e Ronald Freitas; Ivan Dawanda - Téo Dimitri - Afrânio - Dudu - Fred RP - Mario da Vila Progresso - Dinda e Rosa; Eduzinho - Soares do Cavaco - Eduardo Poeta - Gouveia - Cadinho do Trailler e Jhonatan ; Jorginho do Bairro - Dedé da Martins - Dedé do Cavaco e Cid GBB.

A quadra da Folia do Viradouro fica no Largo do Viradouro, no final da Rua Mário Viana, em Santa Rosa. Sábado (9), às 22h. Entrada é franca.

Scroll To Top