Segunda Flinit será ainda maior

Por Ulisses Dávila

Feira Literária de Niterói vai reunir leitores, autores e editoras da região a partir desta quinta

O Praia Clube São Francisco abrirá suas portas mais uma vez para receber a Feira Literária de Niterói (Flinit). Entre as novidades, a edição de 2019 terá quatro dias, 7, 8, 9 e 10 de novembro (de quinta a domingo) de 9h às 21h, com entrada gratuita para todos.

"A 2ª Flinit está maior e vai contar com a presença de mais de 300 autores, 90 mesas de exposição, milhares de livros. Além disso, está mais diversa e inclusiva e contará com um debate sobre inclusão e acessibilidade com a presença de uma autora deficiente visual, que produz livros em Braille. Também receberemos ainda mais colégios, universidades e cursos e teremos saraus todas as noites" garante Celso Possas Junior, organizador da Flinit e editor da Editora Itapuca.

Assim, como em 2018, a feira reunirá leitores, autores e editoras de Niterói e região em um ambiente de literatura infantil e adulta, clássicos, geeks, didáticos, romances de todos os tipos e muita poesia. Além da venda de livros, acontecerão lançamentos, debates, sessões de autógrafos, palestras, apresentações artísticas, oficinas, bate-papo, saraus, entre outros.

"É um espaço super importante que promove ainda mais a cultura nessa cidade onde a arte pulsa", ressalta Mona Vilardo que vai lançar no evento a segunda edição do livro "Dalva, minha vó e eu", em parceria com a Editora Litteris.

Na programação de debates, temáticas como "A importância do livro infantil na sala de aula" e "Educação, juventude e leitura", entre outros. E ainda, bate-papo sobre jornalismo e livros-reportagem com a presença dos jornalistas Luiz André Alzer, Octavio Guedes, Fernando Morgado e Aloy Jupiara.

Entre as atividades, críticos literários, jornalistas e blogueiros irão interagir com os leitores e autores nos espaços da Flinit. Segundo os organizadores, o evento também contará com Varanda Gourmet, destinada à degustação de lanches e bebidas, que, junto aos expositores, contribuirá para a Flinit se tornar a maior feira literária do município. O clima entusiasma os autores.

"Vou receber as crianças para um bate-papo animado sobre a história dos meus livros e minhas inspirações, mostrar como é possível realizar sonhos quando persistimos. Junto com a atriz Bia Biaggi faremos uma contação da história de Ayana, que passa uma mensagem de solidariedade e respeito às diferenças. Tudo em uma atmosfera angelical, perfumada cheia de encantos e delicadeza. Sempre faço as minhas apresentações pensando inspirar e formar novos leitores", conclui a jovem autora niteroiense Amanda Rabello.

O Praia Clube São Francisco fica na Estrada Leopoldo Fróes, 700, São Francisco. Dias 7, 8, 9 e 10, das 9h às 21h. Entrada franca.