Reabertura do Teatro Noel Rosa marca 69º aniversário da Uerj

Durante a reforma, itens foram recuperados, entre eles, a manta de impermeabilização, além dos equipamentos de áudio, ar-condicionado e iluminação quebrados - Foto: Divulgação/Governo do Estado

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para comemorar o 69º aniversário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Teatro Noel Rosa será reaberto nesta quarta-feira (4). O espaço cultural, que estava fechado desde dezembro de 2011 devido a problemas estruturais, tem projeto arquitetônico de autoria de Luis Paulo Conde e Flávio Marinho Rego e, o projeto acústico, de Roberto Thompson Motta.

Durante a reforma, itens foram recuperados, entre eles, a manta de impermeabilização, além dos equipamentos de áudio, ar-condicionado e iluminação quebrados. A cerimônia, marcada para às 10h, contará com as apresentações da Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro e do Coral Ativoz da Uerj.

Localizado no Centro Cultural, no campus Maracanã, o Teatro Noel Rosa foi inaugurado em 1980 e possui capacidade para 256 pessoas. No local, já foram exibidos eventos culturais e acadêmicos de alunos e docentes da Uerj e outras instituições, como mostras de dança, teatro e música.

 

Em 2020, Uerj completa 70 anos

Em 2020, a Uerj fará 70 anos e, desde já, a universidade dará início às comemorações pelo aniversário. Também nesta quarta-feira (4), haverá os lançamentos dos livros “Uerj 70 anos: 1950-2020”, “Boletim Rede Pró-Rio nº 1: desafios e possibilidades para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro” e o pré-lançamento do livro “Agenda 2030 na Uerj, Uerj na Agenda 2030”, além do lançamento do “Relatório de Gestão 2016-2019”.

Recuperação de inscritos no vestibular 2020

Após registrar a mais baixa procura da história da universidade, em 2017, a Uerj celebra a recuperação de inscritos no vestibular 2020. No último dia 1º de dezembro, foi realizada a segunda etapa do vestibular 2020 (prova discursiva e a redação) por, aproximadamente, 41 mil candidatos. O número é próximo ao vestibular 2016, que contou com cerca de 44 mil pessoas.

No primeiro e segundo exame de qualificação do vestibular, realizado este ano, foram registrados, respectivamente, mais de 64 mil e cerca de 52 mil estudantes. Um crescimento em relação aos pouco mais de 37 mil e 24 mil do ano mais agudo da crise na instituição, em 2015.