Escritora niteroiense lança série de HQs

Histórias de Camila são baseadas em experiências de mulheres - Foto: Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A escritora niteroiense Camila Padilha lança a HQ "O Ônibus da Madrugada", primeira edição de sua série de HQs feministas, na Comic Con 2019 nesta quinta-feira (5). Nomeada de "Aliens of Camila", a série levanta debates sobre diversos temas e tabus femininos, como sexualidade e machismo.

Quando percebeu que as suas histórias poderiam virar HQs?

Quando comecei a minha página, não pretendia fazer nada que fosse histórias em quadrinhos "real", queria fazer ilustração que acabou virando uma página de tirinhas e, quando o negócio começou a crescer bastante, comecei a concretizar uma parada mais real, com personagens, uma coisa mais pessoal para gerar mais identificação, criei uma identidade visual. E, quando eu comecei a fazer uma narrativa que acompanhava a história desses personagens, percebi que eles poderiam sair das tirinhas e ser uma coisa mais interessante, foi aí que comecei a pensar nas HQ's.

O que significa para você lançar seu trabalho na CCXP 2019?

Lançar a primeira edição de uma série em quadrinhos, que é um formato não muito usual aqui no Brasil, é um grande desafio e um grande passo como autora, mas que eu quero tentar. Para mim, uma pessoa que começou fazendo tirinhas despretensiosamente na internet, começar nesse em quadrinhos é um grande passo como uma autora independente.

A série é baseada em histórias que abordam o preconceito com mulheres, relacionamentos abusivos e muitos outros temas. Você se baseia em histórias de sua vida?

Busco não só trazer a minha experiência, mas também a experiência de outras mulheres. Fico muito feliz de saber que tenho amigas que estão sempre me apoiando, compartilhando suas vivências. Vamos ter muitas abordagens sobre o "terror" de ser mulher, esses tabus estranhos e tudo o mais. Tento sempre botar nos quadrinhos situações que as pessoas acreditem, quero expô-las de forma sensível, de forma que as pessoas consigam entender. Quero que todo mundo se sinta confortável, crie empatia com as personagens, abordar as situações com a maior leveza possível e de forma cômica, disfarçando todas essas dores da gente, dessa comédia romântica que é o "Aliens of Camila".

Ao fazer os quadrinhos, por que resolveu representar as mulheres de uma forma mais real, abrindo mão de antigas representações femininas ao qual estamos acostumados a ver em HQ's?

Eu quis representar as "minas" com corpos mais reais porque está faltando isso mesmo, a gente vê por aí várias mulheres começando a criar histórias com essas personagens que tem uma pancinha, personagens gordas com queixo duplo, personagens mais altas. Praticamente nenhuma mulher tem a barriga chapadinha, a gente tem uma pancinha, uma barriguinha, um pneuzinho e não tem problema nenhum nisso, tem estrias na bunda, qual é o problema? Nosso peito não é aquela bola de silicone que é desenhado. Tem muito cara por aí que não sabe desenhar peitos, acha que o peito é uma bola de silicone, lindo e perfeito e isso causa uma frustração muito grande nas meninas. Nós já vemos modelos com corpos super irreais nas fotos e a gente ainda tem que ver isso nos quadrinhos? Não, temos que representar os corpos reais.

- Porque "Aliens of Camila"?

Eu conhecia uma página de ilustrações chamada "Visions of Joana" e eu gostava muito, daí eu pensei em criar alguma coisa nesse estilo, por meu nome e uma outra coisa, queria criar um codinome, mas eu não pensei muito, só em qual seria esse tal codinome e pensei em "Aliens of Camila", porque eu gosto de Camila e e acho que peguei esse hype dos "Aliens" e acabei pensando nos meus desenhos como se eles fossem Aliens, mas não tem exatamente um significado certo.