Olhar sobre a história

Julio Adrião vive um homem que foge da inquisição indo para América - Foto: Elisa Franco / Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Teatro Popular Oscar Niemeyer apresenta, nos dias 18 e 19 de janeiro, às 20h, o espetáculo solo "A Descoberta das Américas", um dos maiores sucessos da dos últimos anos, que rendeu o Prêmio Shell de melhor ator a Julio Adrião.

Em 2005, ano da estreia oficial na cidade do Rio de Janeiro, a peça foi eleita uma das 10 melhores do ano.

Julio Adrião em uma atuação intensa e despojada narra, em um monólogo recheado ironia, uma outra versão da história, que leva o público a uma inesperada reflexão sobre o período inicial da colonização do Novo Mundo.

A peça fala sobre um Zé ninguém de nome Johan Padan, rústico, esperto e carismático, que escapa da fogueira da inquisição embarcando, em Sevilha, em uma das caravelas de Cristóvão Colombo.

No Novo Mundo, o herói sobrevive a naufrágios, testemunha massacres, é preso, escravizado e quase devorado pelos canibais.

Com o tempo, aprende a língua dos nativos, os cativa e se safa fazendo "milagres" com alguma técnica e uma boa dose de sorte.

O texto de Dario Fo, inspirado em fatos reais narrados pelo navegador e cronista Alvar Nuñes Cabeza de Vaca.

Peça 'Descoberta das Américas' em Niterói

O Teatro Popular Oscar Niemeyer fica na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, sem número, Centro, Niterói.Sábado e domingo, 18 e 19 de janeiro, às 20h. Classificação: 14 anos. Telefone: 2620-6101.