O cérebro (e a caminhada) de Guido Anselmi

Exposição integra as celebrações do centenário de Fellini - Foto: Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O MAM Rio iniciou no último sábado (18) a exposição "O cérebro (e a caminhada) de Guido Anselmi", que reúne 70 ampliações fotográficas de Paul Ronald (1924-2015), celebrado fotógrafo de cena francês, que teve sua trajetória ligada ao cinema italiano, com registros dos bastidores da produção e filmagem de "8½" (1963), obra-prima de Federico Fellini. As fotografias pertencem ao colecionador Antonio Maraldi, que as recebeu em doação do próprio Paul Ronald no final dos anos 1990.

Este conjunto de fotografias é inédito fora da Itália, e a exposição integra as celebrações dos cem anos de nascimento deste gênio da arte cinematográfica, em uma realização conjunta do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Instituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro, Embaixada da Itália no Brasil, Consulado da Itália no Rio de Janeiro, Comune e Cineteca de Rimini e Centenário Fellini.

Para Hernani Heffner, curador da exposição, o título se refere ao alter ego de Federico Fellini em "8½", o cineasta Guido Anselmi, "cuja consciência/inconsciência forma a matéria-prima do que se vê e ouve ao longo do filme". As 70 imagens foram selecionadas entre os 2.200 negativos que registraram os bastidores dessa produção. "Tanto as circunstâncias peculiares da realização, quanto o volume de imagens e a documentação mais atenta do processo de filmagem são atípicas mesmo para um cineasta que vinha se consolidando como 'único'", comenta Hernani.

A exposição seguirá até o dia 16 de março no MAM Rio, com ingressos a R$ 14. Estudantes maiores de 12 anos pagam R$ 7. Às quartas-feira, a entrada é gratuita. O Museu de Arte Moderna localiza-se na Avenida Infante Dom Henrique, número 85, no Parque do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro.

Para mais informações, acesse o site do MAM Rio.