Registros do fluxo cotidiano

Caminhos - Foto: Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em cartaz no Espaço Cultural Correios Niterói, os trabalhos apresentados pela artista plástica Ana Herter são resultado de uma pesquisa em andamento que leva a um conjunto expositivo. Estas imagens têm como referência fotos de jornal ou revistas encontradas em leitura diária. As fotos escolhidas são desprovidas de recursos técnicos ou estéticos, mas ilustram notícias que são prioridades para a escolha da artista. Neste conjunto a linha de interesse é lugares de passagem, onde aconteceram ou podem acontecer um movimento.

Mergulhados no fluxo do cotidiano, em meio ao incessante movimento do tráfego urbano, de uma estrada ou andando numa calçada, não retemos a totalidade do caminho, entre o que passou e o que virá. No entanto, os momentos, de alguma maneira, são apreendidos.

A seleção dos motivos contidos nas obras de Ana Herter apoia-se em situações de quem e de algo que se locomove, naquilo que faz parte de roteiros. Espaços neutros emergem como um flash aparentemente sem importância. Mas não se trata de insignificâncias nem de vazios como o da solidão, eles têm conteúdo e atuam em tempos diferentes.

Os trabalhos revelam a grandeza e significância característica de um local. Arquiteturas em meio a paisagens rurais ou urbanas e pessoas não visíveis estão ali a povoá-los, reveladas, apenas, por detalhes de ações, como num jogo de ocultação.

De acordo com a curadora Lia do Rio, "chama-nos a atenção a calma e o equilíbrio de suas composições. De conteúdo legível, levam-nos a observar um mundo de extensão ilimitada. Perfeitamente integradas ao caminho total e tensionadas pela cor, as imagens capturadas harmonizam-se com o movimento da passagem."

Segundo Lia, existe um sentido no processo, na escolha dos seus temas, que tenta ver onde se encontra na imensidão e em como apresentar os lugares em sua potencialidade significativa. "Desse modo, a lembrança adquire uma presença que permite a ela recriá-lo", conclui a curadora.

O Espaço Cultural Correios Niterói fica na Av. Visconde do Rio Branco, 481, Centro, Niterói. Até dia 29. De segunda a sábado, das 11h às 18h. Exceto feriados. Entrada franca.