Alcântara: centro comercial

Dada uma soma de fatores, Alcântara se torna imbatível por reunir variedade de produtos a preços convidativos - Foto: Alex Ramos

São Gonçalo 129 anos
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Centro comercial movimentado e com grande variedade de opções. Alcântara é um bairro referência para compras em qualquer época do ano, não é apenas para os gonçalenses, mas também para vários municípios vizinhos.

Com um terminal rodoviário bem movimentado, sendo ponto final de várias linhas de ônibus, consumidores de Itaboraí, Magé, Rio Bonito, Tanguá, Niterói e Rio de Janeiro vêm até São Gonçalo em busca de preços mais baixos.

Quem mora em São Gonçalo certamente já ouviu falar que na Rua da Feira encontra-se de tudo. A Rua da Feira deixou de ser uma rua específica e se tornou uma região que concentra diversos comércios varejistas dedicados à confecção e venda de vestuário. As mais variadas opções de lojas dos segmentos podem ser encontradas nas ruas João Caetano, Rua Palmira Ninho, Rua Nair Andrade e Rua Yolanda Saad Abuzaid.

A rua da feira era uma rua residencial com muitas costureiras residentes e muito próxima ao coração comercial de Alcântara. As confecções familiares foram crescendo com foco na moda jeans e começaram a receber encomendas de todo o país, principalmente quando abriram escritórios de representação em São Paulo.

Segundo o Evanildo Barreto, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pesca de São Gonçalo, não é possível ter um número exato de trabalhadores da reigão, que entre barracas e lojas, movimentam a economia local. Até mesmo estrangeiros têm procurado a regão para comercializar seus produtos.

“É uma movimentação que não dá para mensurar dado o crescimento exponencial do número de empreendedores formais e informais e principalmente pelo fluxo migratório oriundo de outras cidades, estados e até países. Em Alcântara encontramos até mesmo nigerianos, venezuelanos, sírios e outros”, disse.

A Rua da Feira e o comercio local viraram referência até mesmo entre municípios vizinhos por conta de sua localização e ofertas.

“Alcântara está no eixo entre Niterói, Itaboraí e Maricá e ainda absorve uma rodovia estadual passando no centro do bairro. Mas a quantidade de pequenas indústrias e lojas (show room) das fábricas oferecem preços convidativos para revendedores”, diz Evanildo.

O crescimento traz a necessidade de organização para crescer, a expectativa para o comércio da região é positiva. Estão previstas operações tapa buracos além de ordenamento urbano e paisagístico para atender à grande demanda do comércio.