Endereço da moda é Nova Cidade

A região, que concentra centenas de confecções, é visitada por compradores de marcas e revendedores de todo o país - Foto: Alex Ramos

São Gonçalo 129 anos
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Outra região que se destaca na cidade de São Gonçalo em relação à confecções é o polo de moda situado em Nova Cidade. Produção e venda aos varejistas podem ser encontradas no bairro em sua principal via de acesso, a Rua Vicente Lima Cleto, que possui fácil acesso, tanto para quem vem pela rodovia BR-101 ou para quem vem do centro da cidade.

Inicialmente caracterizada por uma força de trabalho voltada para a confecção e beneficiamento do jeans, o polo de moda em Nova Cidade agora expande seus horizontes, com variedade e mais opções aos revendedores de roupas.

Segundo o Evanildo Barreto, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pesca, o trabalho na região é valorizado pelas grifes.

"As confecções chegaram antes das lojas e até hoje essas indústrias fabricam as melhores roupas para grifes famosas do estado e do país"

Muito além do jeans, a confecção em Nova Cidade diversificou e gradativamente e está sendo substituída pela moda em malha e também pelo segmento de moda praia, que vêm ganhando cada vez mais espaço. As vitrines e araras com peças em jeans, agora dão espaço para maiôs, biquínis e saídas de praia.

Para desenvolvimento do setor na região, o governo municipal tem estreitado laços com os produtores, a fim de promover qualificação dos empreendedores para potencializar a produção voltada para a moda na região.

"O atual governo, através da secretaria municipal de desenvolvimento econômico tem buscado soluções em conjunto com os empreendedores do setor, afim de dinamizar a produção, incrementar as vendas, oferecer capacitação de mão de obra e também de gestão dos negócios. O trabalho tem contado com a parceria do Sebrae, da Firjan e da secretaria de desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro. Faz bem pouco tempo que realizamos o 1° Fórum da Indústria da Moda de São Gonçalo e os frutos começam a surgir" , finaliza Evanildo.