Potencial para a indústria

B.Braun tem sede no Arsenal e centro logístico em Guaxindiba: quase mil empregos - Foto: Divulgação

São Gonçalo 129 anos
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Gonçalo abriga importantes fábricas em seu território, e se destaca pelo importante potencial para a indústria, atraindo investimentos e empregos. E esse protagonismo vem de décadas passadas. Por conta da grande quantidade de fábricas instaladas no município entre as décadas de 1940 e 1950, São Gonçalo recebeu o título de "Manchester Fluminense", uma referência à grande cidade industrial da Inglaterra. Hoje, a cidade mantém seus grandes empreendimentos e vislumbra novos investimentos.

"São Gonçalo tem um enorme potencial logístico fantástico para as empresas por conta de diversos fatores. Temos a BR-101, que 'corta' o Brasil inteiro; duas rodovias estaduais que ligam importantes locais do Rio de Janeiro; além de um público consumidor enorme", afirma Evanildo Barreto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura Pesca e Trabalho de São Gonçalo.

Uma das grandes empresas localizadas em São Gonçalo é a B.Braun, cuja sede no bairro Arsenal foi instalada na década de 1960. Com a ideia de investir no desenvolvimento econômico e social, a empresa inaugurou no ano de 2015 um centro logístico de mais de 24 mil metros quadrados no Polo Industrial de Guaxindiba.

A B.Braun foi a primeira empresa no Brasil a produzir um sistema fechado para soluções de infusão e injeção, mesmo antes de o governo brasileiro especificar em suas diretrizes. Preocupada em oferecer qualidade e tecnologia para os pacientes e profissionais de saúde, a empresa tornou-se referência em terapia de infusão - a bomba de infusão Infusomat Compact é o produto mais vendido no mercado de bombas até o momento.

Com a maioria de seus colaboradores morando na cidade, a B.Braun contribui para o desenvolvimento socioeconômico de São Gonçalo. Além de empregar quase mil colaboradores locais, desenvolvendo talentos, a empresa investe na melhoria de suas instalações e em atividades sociais.

Quem também se destaca na economia da cidade o Grupo Crac, que nasceu em Niterói, no bairro Largo da Batalha, em 1985, ainda de forma artesanal. Com a ideia de expandir os negócios e se aperfeiçoar, o grupo seguiu para São Gonçalo, onde se firmou como uma das principais empresas do setor alimentício do município. Na sede localizada no bairro de Guaxindiba - que conta com um parque industrial de 8 mil metros quadrados - são 220 funcionários, sendo 60% moradores de São Gonçalo.

Com orgulho de ostentar o título de primeira empresa do mundo a produzir batata palha, o grupo Crac agregou, com o passar dos anos, outros produtos à marca, passando a também produzir biscoito de polvilho (cuja fábrica é uma das maiores do estado), biscoitos de milho, o Guaracrac e outros refrescos de diversos sabores.

De acordo com a direção da empresa, são produzidos 60 mil copos da bebida por hora, 200 toneladas de batata palha por mês e quase 9 mil caixas de biscoito de polvilho por mês. E o crescimento vem rendendo frutos. No início do ano que vem, Rio Bonito vai receber uma sede, de 53 mil metros quadrados, da Crac.

Trindade - Saindo do Polo Industrial de Guaxindiba, o bairro Trindade abriga a empresa multinacional Ingredion, líder em soluções em ingredientes de origem natural. Com clientes em mais de 100 países, a Ingredion atende mais de 60 diferentes setores da indústria, como alimentos, bebidas, papel, nutrição animal, farmacêutico, higiene pessoal, entre outros.