Números entram em campo na reta final do Brasileirão

Taça do Campeonato Brasileiro - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Chegando na reta final do Campeonato Brasileiro, faltando apenas nove rodadas para o encerramento da competição, os clubes participantes já começam a fazer as contas para saber quais objetivos ainda vão alcançar nesta temporada. A cada rodada os cálculos mudam e a disputa parece ainda mais acirrada, principalmente na parte de baixo da tabela de classificação, onde a luta contra o rebaixamento se mostra intensa entre as equipes. O matemático Tristão Garcia atualizou suas contas no site Infobola ao final da 29ª rodada e mostrou onde cada clube pode chegar.

Com um pouco mais de folga em relação aos outros concorrentes no campeonato, o Flamengo, apesar do tropeço na última rodada contra o Goiás, continua nadando de braçadas em direção ao título brasileiro. Com 93% de chance de título, o Rubro-Negro tem tudo para levantar o caneco esse ano, mas segue acompanhado de perto pelo vice-líder Palmeiras, que após sequência de vitórias, viu a diferença para o líder diminuir, de 10, para 8 pontos.

O verdão tem 6% de chance de alcançar o 1º lugar no fim do torneio. Correndo um pouco atrás, mas ainda com chances de sorrir por último, aparece o Santos na 3ª colocação com 55 pontos e 1% de chance de dar a volta olímpica.

Descendo na tabela, a corrida pela Libertadores da América se mostra mais emocionante, já que nove equipes ainda podem sonhar com a vaga na competição de acordo com a matemática. Flamengo, Palmeiras e Santos praticamente garantiram suas presenças segundo o matemático. Os dois primeiros aparecem com 99% de chance de classificação e o Peixe tem 97%. A partir do 4º lugar, a briga fica mais intensa, já que São Paulo (40%); Grêmio (37%); Internacional (18%); Corinthians (8%); Bahia (1%) e Goiás (1%) seguem com chances. Vale lembrar que as contas do matemático valem para o G-4, mas o 5º e o 6º colocados garantem vaga para a Pré-Libertadores.

O fantasma do rebaixamento assombra ainda onze equipes nesta temporada. No 10º lugar, o Vasco está perto de dar adeus de vez as chances de rebaixamento, com 1% de chance de cair. Além dos vascaínos, o Goiás também parece salvo da degola, com apenas 2% de chance de queda. A situação está mais preocupante para Fortaleza (6%); Atlético-MG (9%); Botafogo (15%); Ceará (21%); Cruzeiro (26%); Fluminense (56%); CSA (66%); Chapecoense (99%) e Avaí (99%) que apresentam números consideráveis para darem adeus a série A neste ano.