Hamilton perto de fazer história

Lewis Hamilton está muito perto de faturar o título de 2019, e apenas uma combinação de resultados lhe tira o caneco - Foto: Divulgação / Mercedes

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Lewis Hamilton está a um passo de conquistar um histórico sexto título mundial de Fórmula 1 neste domingo, às 17h10, no Grande Prêmio dos Estados Unidos. Com 74 pontos de vantagem sobre Valtteri Bottas, seu companheiro na equipe Mercedes, o britânico será campeão no Circuito das Américas, independente de seu resultado na prova, desde que o finlandês não vença. Se Bottas cruzar a linha de chegada em primeiro, cravando ou não a volta mais rápida, basta um oitavo lugar para Hamilton levantar a taça.

O Hexacampeonato deixará Hamilton isolado na segunda colocação na lista dos maiores campeões de todos os tempos na principal categoria do automobilismo, que tem Michael Schumacher em primeiro lugar com 7 títulos mundiais. O argentino Juan Manuel Fangio, com cinco títulos, figurou sozinho no topo da lista de 1950 a 2002, e agora cairá para terceiro.

Para vencer na pista texana, Bottas, ou mesmo Hamilton, terão de enfrentar uma Ferrari encorajada pelas baixas temperaturas em Austin neste final de semana. Após dominar os testes de pré-temporada em Barcelona, no inverno catalão, a equipe italiana se mostrou à frente das demais nestas circunstâncias. Com algumas retas longas, o Circuito das Américas também favorece a maior potência e velocidade final da Ferrari.

"Nós estávamos muito fortes em Barcelona nos testes de inverno, embora isso foi há muito temo," disse Charles Leclerc.

"E com as longas retas, eu acredito que estaremos fortes aqui," completou.

Já Sebastian Vettel ressaltou a necessidade da equipe evoluir na questão do ritmo de corrida. Apesar do bom desempenho em uma volta, o que fez a equipe conquistar a pole no grid das últimas seis etapas, o desempenho durante a prova não correspondeu e a Ferrari acabou superada pela Mercedes.

"Nós estamos em boa posição para o classificatório, mas na corrida não conseguimos confirmar o que fazemos em uma volta com pneus novos em uma sequência mais longa. Ainda temos trabalho a fazer," admitiu Vettel.

A Red Bull, que chegou a cravar a pole no último domingo no México, mas que viu Max Verattapen ser desclassificado por não respeitar uma bandeira amarela, é outra força no caminho da Mercedes. Em 2018, o piloto holandês foi a grande sensação da corrida após largar em 18º e alcançar o pódio na bandeirada final.

Na entrevista coletiva em Austin, Versttapen se mostrou confiante para a prova.

"Eu acho que podemos fazer uma boa corrida. Ano passado, vindo de trás e ainda terminando no pódio foi um resultado muito bom. Agora nós queremos largar um pouco mais na frente e ver o que podemos fazer. Mas eu acho que no Máxico o carro estava se comportando muito bem, então nós vamos tentar manter isso aqui" disse o piloto da Red Bull.

O Grande Prêmio dos Estados Unidos tem largada programada para as 17h10 deste domingo, no horário de Brasília.