Números entram em campo na reta final do Brasileirão

Por Matheus Falcão

Briga continua acirrada em todas as partes da tabela de classificação

Chegando na reta final do Campeonato Brasileiro, faltando apenas nove rodadas para o encerramento da competição, os clubes participantes já começam a fazer as contas para saber quais objetivos ainda vão alcançar nesta temporada. A cada rodada os cálculos mudam e a disputa parece ainda mais acirrada, principalmente na parte de baixo da tabela de classificação, onde a luta contra o rebaixamento se mostra intensa entre as equipes. O matemático Tristão Garcia atualizou suas contas no site Infobola ao final da 29ª rodada e mostrou onde cada clube pode chegar.

Com um pouco mais de folga em relação aos outros concorrentes no campeonato, o Flamengo, apesar do tropeço na última rodada contra o Goiás, continua nadando de braçadas em direção ao título brasileiro. Com 93% de chance de título, o Rubro-Negro tem tudo para levantar o caneco esse ano, mas segue acompanhado de perto pelo vice-líder Palmeiras, que após sequência de vitórias, viu a diferença para o líder diminuir, de 10, para 8 pontos.

O verdão tem 6% de chance de alcançar o 1º lugar no fim do torneio. Correndo um pouco atrás, mas ainda com chances de sorrir por último, aparece o Santos na 3ª colocação com 55 pontos e 1% de chance de dar a volta olímpica.

Descendo na tabela, a corrida pela Libertadores da América se mostra mais emocionante, já que nove equipes ainda podem sonhar com a vaga na competição de acordo com a matemática. Flamengo, Palmeiras e Santos praticamente garantiram suas presenças segundo o matemático. Os dois primeiros aparecem com 99% de chance de classificação e o Peixe tem 97%. A partir do 4º lugar, a briga fica mais intensa, já que São Paulo (40%); Grêmio (37%); Internacional (18%); Corinthians (8%); Bahia (1%) e Goiás (1%) seguem com chances. Vale lembrar que as contas do matemático valem para o G-4, mas o 5º e o 6º colocados garantem vaga para a Pré-Libertadores.

O fantasma do rebaixamento assombra ainda onze equipes nesta temporada. No 10º lugar, o Vasco está perto de dar adeus de vez as chances de rebaixamento, com 1% de chance de cair. Além dos vascaínos, o Goiás também parece salvo da degola, com apenas 2% de chance de queda. A situação está mais preocupante para Fortaleza (6%); Atlético-MG (9%); Botafogo (15%); Ceará (21%); Cruzeiro (26%); Fluminense (56%); CSA (66%); Chapecoense (99%) e Avaí (99%) que apresentam números consideráveis para darem adeus a série A neste ano.