Torcida do Flamengo lota o Ninho do Urubu antes dos jogadores embarcarem para Lima

Por Isabelle Villas Boas

Flamenguistas saíram em carreata atrás do ônibus até o Galeão

 Ansiedade. Esse é o sentimento do torcedor rubro-negro, que após 38 anos, vai poder assistir o Flamengo disputando uma final da Copa Libertadores da América. Como costume em grandes decisões, a torcida flamenguista preparou uma grande festa antes do embarque dos jogadores.

Torcidas organizadas rubro-negras se uniram para realizar uma grande manifestação de apoio ao time no Ninho do Urubu, centro de treinamento da equipe. Mais de 10 mil de flamenguistas, segundo a Polícia Militar, fizeram uma grande festa de despedida com músicas de apoio, bandeiras, faixas e sinalizadores, em frente ao CT, onde os jogadores realizaram o último treino no Rio antes de embarcarem. Aos gritos de “É campeão!” e “Jogaremos juntos!” o ônibus do Flamengo foi “carregado” pelos torcedores.

Em uma rede social, o Flamengo divulgou que, por instruções órgãos de segurança e da administração Rio-Galeão, o embarque da delegação seria realizado em uma área restrita, não havendo contato com os torcedores.

"A diretoria e o departamento de futebol agradecem o apoio da Nação Rubro-Negra em mais um momento histórico do nosso clube! Jogaremos juntos! É importante destacar que o procedimento envolve uma questão logística fundamental da delegação, já que o clube precisa cumprir o regulamento da Conmebol e estar em Lima, no Peru, até 20h (horário local) do dia 20/11. Por orientação dos órgãos de segurança e da administração Rio-Galeão, o Clube de Regatas do Flamengo informa que o embarque da delegação para Lima será realizado por uma entrada alternativa. Não haverá contato com torcedores e imprensa", dizia a nota.

Porém nada impediu a invasão rubro-negra nas ruas ao entorno do Galeão. Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver milhares de flamenguistas seguindo a pé pela Ponte Velha da Ilha do Governador, em direção ao aeroporto. Já no Galeão, próximo ao terminal de cargas, torcedores se aglomeravam para dar o último apoio aos jogadores antes da viagem ao Peru. Uma pequena confusão aconteceu no momento em que o ônibus da delegação passava pela área limite para os torcedores. A polícia, que realizava a escolta dos jogadores, precisou usar bombas de gás e spray de pimenta para dispersar os flamenguistas mais exaltados. Um portão caiu, mas ninguém ficou ferido gravemente.

Com uma hora de atraso, a delegação embarcou rumo a Lima às 16h28. 

Já em solos peruanos, nesta quinta-feira, às 10h no horário de Lima, os jogadores realizam o primeiro treino na capital do Peru. Na sexta, o treino acontece no mesmo horário e às 17h30 acontece o reconhecimento do gramado do Monumental de Lima.

Sósias marcam presença na festa

Jeferson Sales, de 34 anos, o sósia do Gabigol, já é íntimo dos torcedores. Com bom humor, ele não conseguia andar tranquilamente sem ser abordado por torcedores que pediam selfies.


“Estou vivendo um momento da minha vida que jamais imaginei que viveria. Estou gostando muito do reconhecimento e não ligo de tirar foto a cada minuto. Agora só falta o Flamengo trazer o título para coroar esse capítulo especial da minha vida”, afirmou o Gabigordo, como é chamado por alguns torcedores.


Quem fez também fez sucesso pelo Ninho foi o Gabigolzinho, que tem sido uma figura presente nos jogos do Flamengo no Maracanã.


“Desde que o Gabigol chegou no Flamengo, ele começou a imitar a comemoração quando fazia os gols na escolinha de futebol que ele faz parte. No jogo contra o CSA, no Maracanã, ele pediu para que eu pintasse o rosto e o cabelo dele igual o da Gabiol. Foi um sucesso em casa setor que passávamos, todos pediam para tirar foto. O Gabigol até postou uma foto dele”, contou Walace Rebelo, pai do pequeno Emerson, de 5 anos, o Gabigolzinho.


Um dos mais assediados pelos torcedores foi o sósia do técnico Jorge Jesus. Com um cartar escrito “Hoje tem Jesus no controle”, por onde ele passava, era parado aos gritos de "Mister!".

'Churrasquinho' na porta do Ninho

Muitos flamenguistas planejam um churrasco para acompanhar o jogo de sábado, típico programa do torcedor brasileiro. Mas um grupo de amigos, moradores de Niterói e São Gonçalo, resolveu começar a preparação dos aperitivos um pouco mais cedo. Com um cooler repleto de cerveja eles fizeram um churrasco na porta do Ninho do Urubu, para acompanhar a festa realizada pela torcida.


“O feriado só acaba na segunda. Ou melhor, na terça, porque segunda é com o Vasco! Só conseguimos pensar na conquista do título, estamos vivendo por essa partida! Já preparamos o churrasco para discutir a escalação do Mais Querido”, afirmou um dos amigos.

Visita ao Rio

Caio Fernandes e Júlio Prado, moradores de Vitória, no Espírito Santo, tinham tudo programado para assistir a grande final da Libertadores no Chile. Com a mudança da partida para Lima, os flamenguistas de Vitória decidiram viajar para o Rio de Janeiro com a intenção de viver de perto a atmosfera rubro-negra que tomou conta da cidade.


“A passagem para Lima estava fora do nosso orçamento. Como já tínhamos pedido férias no trabalho para acompanhar o Flamengo nessa reta final da Libertadores, decidimos vir para o Rio acompanhar de perto a preparação para o jogo mais importante da nossa vida. E vamos ficar até semana que vem, com a esperança de acompanhar o jogo do título do Campeonato Brasileiro também”, disse o torcedor se referindo a partida do próximo dia 27, onde o Flamengo irá enfrentar o Ceará, podendo ser heptacampeão do Brasileirão, caso o Palmeiras empate ou perca para o Grêmio neste domingo.