Escalada em Velocidade invade Niterói em janeiro

A Escalada em Velocidade sera uma das modalidades que fará parte dos Jogos Olímpicos em 2020 - Foto: Divulgação / Carol Coelho

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Olhando do nível da rua, não tem como não se impressionar com aquele pontinho pequeno no meio da montanha. Essa é uma cena comum pelo Rio de Janeiro, celeiro de alpinistas. O esporte evoluiu e entrou para o programa olímpico, estreando nas Olimpíadas de Tóquio no ano que vem. O que antes era só admiração, agora é pra valer. E os moradores de todas as idades da cidade de Niterói vão ter a oportunidade de viver essa emoção.

A X3M, organizadora do circuito XTERRA e do Desafio Mano a Mano, traz para os fluminenses conhecerem de perto a Escalada de Velocidade no modelo de competição da Escalada nos Jogos Olímpicos do Japão. O evento, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer de Niterói,  irá reunir a nata brasileira da modalidade em uma competição no Caminho Niemeyer, em Niterói, no dia 12 de janeiro, com entrada gratuita.

Na Terra do Araribóia, a conterrânea Luana Riscado, que conquistou a medalha de bronze na Velocidade no Brasileiro de 2019, promete uma disputa acirrada com a atual tricampeã brasileira no Boulder, Camila Macedo, que também é a mais recente campeã brasileira de Velocidade. Camila Flores, quarta colocada no ranking nacional, completa o trio de brasileiras na Escalada de Velocidade. Essa competição abre o ano olímpico num formato bem rápido: a disputa será feita de dois em dois atletas. Com rotas idênticas, quem chegar ao topo da parede de 15 metros no menor tempo avança para a etapa seguinte.

De fora, virão Aleksandra Kalucka, da Polônia, que ficou em quinto lugar no mundial; as russas Mariia Krasavina, que ficou em sexto no mundial; e Elizaveta Ivanova, quarto lugar no ranking IFSC.

No masculino, Cesar Grosso, melhor brasileiro no ranking mundial da IFSC (Federação Internacional de Escalada Esportiva), em 64º lugar, e recordista brasileiro de Velocidade (Speed), com a marca de 7s14, tem como grande objetivo para os próximos meses buscar a vaga para os Jogos de Tóquio 2020.

"É um evento inédito no Brasil que já chega grande: com parede e agarras oficiais, com atletas tops do Leste Europeu e sendo televisionado em canal aberto. A escalada está crescendo. É uma grande satisfação para mim, espero bater o meu próprio recorde",comenta Cesar.

Completando a lista de atletas masculinos, tem um dos nomes favoritos da competição: o russo Deulin Vladislav. O atual número um do mundo também conquistou ouro no último Europeu, no Reino Unido, e, ainda em 2019, a medalha de prata na Copa do Mundo da Rússia.

Sobre a X3M - A X3M foi fundada por Bernardo Fonseca há 15 anos com o propósito de fazer do esporte a principal plataforma de comunicação, engajamento e experiência. Inovação, ousadia e adrenalina são os elementos do DNA X3M. Para isso, abriu o portfólio da empresa com o XTERRA Brazil, com inúmeras etapas por todo o Brasil. Em 2019, realizou a corrida mundial beneficente Wings For Life World Run, no Rio de Janeiro.