Meninas em busca de oportunidade

Em 2018, a cidade de Itaboraí recebeu o primeiro torneio de futebol feminino com o intuito de valorizar a modalidade - Foto: Divulgação

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O amistoso regional de futebol feminino entre as equipes Semeador e Estrelas da Manhã, times do estado do Rio, neste domingo (12), no Campo do São Joaquim na Reta, em Itaboraí, chama atenção para uma nova oportunidade às meninas que ainda sonham em ser atletas de futebol. As jogadoras visam participar de um torneio feminino com data prevista para o mês de março deste ano, que abrangerá as categorias sub-17 e adulta.

Com a intenção de valorizar o futebol feminino, a organização Semeador, de Itaboraí, abriu inscrições para todas as equipes e atletas que desejam participar da competição. Até o momento, 14 equipes já se preparam para as disputas, e o esperado é que pelo menos 500 meninas participem.

"A ideia do projeto foi surgindo em 2018, após um campeonato regional que abrangeu diversos municípios. Tentamos fazer no ano passado e não rolou, e neste ano estamos tentando a todo o custo que se realize. O nosso maior desejo é mostrar o futebol dessas meninas para os grandes clubes, para que elas tenham mais espaços e não dependam só de peneiras", contou Helenio Porto, idealizador do projeto.

Definindo os últimos detalhes, o que se pode adiantar é que as equipes finalistas da competição irão até o Estádio Municipal Alziro de Almeida, conhecido como o Alzirão, localizado em Itaboraí, para decidir o time vencedor. E a expectativa é que, um dia, ela seja realizada no Maracanã.

"A ideia é conseguir cada vez mais apoio de grandes entidades do Rio, e a gente sonha em poder um dia realizar uma final no Maracanã, mas a princípio é que seja em Itaboraí. Nós temos 40 equipes no grupo, confirmadas 16 equipes, então acredito que teremos um bom campeonato", acrescentou Helenio.

O campeonato tem como objetivo englobar todos os municípios da baixada, Nova Friburgo, São Gonçalo, Tanguá, Rio Bonito, Cabo Frio, Cachoeira de Macacu, Rio de Janeiro e Itaboraí. Para se inscrever, basta entrar em contato pelo WhatsApp da organização, no número: (21) 97543-5566. As inscrições vão até o dia 15 deste mês.

Estudando valores que ainda estão em aberto e sem patrocínio, até o momento, o custo do campeonato será cobrado mediante a equipe, ficando no valor de R$200 de taxa de inscrição e a cada jogo que a equipe disputar, R$100 reais de taxa de arbitragem.