Corrida de São Sebastião abre calendário esportivo do Rio

Corridas de rua foram afetadas pelo Covid-19 - Foto: Divulgação / Governo do Estado

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, o calendário esportivo de 2020 no Rio de Janeiro tem competições para todos os gostos e em diversas cidades fluminenses. Os tradicionais campeonatos de tênis – Rio Open (em fevereiro), e de surfe – Oi Rio Pro (em junho), que atraem grande público e atletas de renome internacional, estão confirmados. Outro destaque do ano são os Jogos Pan-Americanos Masters Rio 2020, entre 4 e 13 de setembro, com expectativa de reunir entre 10 e 20 mil pessoas.

“O Rio de Janeiro receberá muitos eventos esportivos em 2020, entre eles, alguns de modalidade olímpica, como os Jogos Pan-Americanos Masters Rio 2020. Isso confirma a nossa vocação para realizar e sediar grandes competições. O Governo do Estado está atento e olhando de forma prioritária e se faz presente no fomento destes eventos, através da Lei de Incentivo ao Esporte e também com o apoio institucional. Além deste calendário oficial, vamos ter um ano com várias atividades para prática esportiva, onde vamos focar na melhor qualidade de vida da população fluminense”, disse o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bornier.

Abertura da temporada

A corrida de São Sebastião, no próximo dia 20 de janeiro, abre a temporada de eventos esportivos. A prova tem largada no Aterro do Flamengo (próxima à Praça Cauatehmoque) e tem dois percursos – 05 e 10 km. Até o próximo dia 13, ainda é possível fazer a inscrição para a corrida em uma homenagem ao padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. Os interessados podem acessar o site http://www.corridadesaosebastiao.com.br/

Outras competições

Em fevereiro, entre os dias 15 e 23, está de volta o Rio Open de tênis, o primeiro ATP World Tour 500 da história do Brasil. O torneio integra o grupo de 13 torneios denominados ATP 500, sendo um dos 22 mais importantes do calendário da ATP e único que ocorre no país. Já estão confirmados o austríaco Dominic Thiem, quarto colocado do ranking mundial, e o croata Borna Coric, grande nome da nova geração da ATP.

A partir do dia 22 de março, quem agita o Rio de Janeiro é o “Rei e Rainha do Mar”, biathlon que alia corrida e natação. Em maio, é a vez do jiu-jitsu com o Campeonato Brasileiro, entre os dias 30 e 31 de maio. Junho e julho serão meses movimentados – a Maratona e a Meia Maratona do Rio prometem reunir corredores profissionais e amadores que têm à disposição três modalidades de percurso: Maratona (42km), Meia Maratona (21km) e o?“Desafio Cidade Maravilhosa”, com um trajeto de 63Km e que pode ser completada em dias seguidos.

Em junho, entre os dias 18 e 27, todas as atenções estarão voltadas para Saquarema, chamada de ‘Maracanã do Surfe’. A cidade recebe, pelo quarto ano consecutivo a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Surfe. É na praia de Itaúna onde os maiores atletas da modalidade disputam ondas e a maiores notas. Os brasileiros têm dominado as águas de Saquarema – enquanto Adriano de Souza foi o campeão em 2017, Filipe Toledo venceu nos anos de 2018 e 2019. Julho ainda terá o “Ironman 70,3 RJ” (18 e 21/07).

O ano encerra com mais uma prova de corrida de rua, esporte que atrai cada vez mais adeptos. O Circuito Rio Antigo, conhecido pelos trajetos pelas ruas do Centro da capital, fecha a temporada esportiva com a etapa Porto Maravilha, no dia 13 de dezembro.

 

Ano Olímpico

O ano de 2020 também é marcado pelas edições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que serão realizados em Tóquio, na capital japonesa. A competição contará com 33 esportes que serão disputados por cerca de 11 mil atletas.

Algumas modalidades vão estrear nos Jogos deste ano - surf, escalada, skate e beisebol/softbol. Dentro de modalidades esportivas já existentes nos jogos, houve o acréscimo das categorias de basquete 3x3 e BMX Freestyle (bicicleta).