Fla pode ser punido por gritos da torcida

Flamenguistas por dois momentos do clássico gritaram frases homofóbicas contra o rival - Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A rivalidade entre Flamengo e Fluminense, que está em alta no futebol do Rio de Janeiro, pode ganhar mais capítulos após o Rubro-Negro ter derrotado por Tricolor por 3 a 2 no meio de semana pelas semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Isso porque a Procuradoria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJD-RJ) estuda denunciar o comportamento da torcida flamenguista que, por dois momentos do clássico, gritou frases homofóbicas contra o rival: "time de V...".

Caso a Procuradoria decida denunciar o Flamengo, o clube pode responder pelo artigo 243-G, que fala em "Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência". Caso os auditores entendam que o caso é passível de punição o Flamengo perderia os pontos da final.

Recentemente o Fluminense foi julgado e absolvido pelo comportamento de sua torcida no Fla-Flu da primeira fase, quando os torcedores gritaram "time de assassino", se referindo ao incêndio no ano passado no Ninho do Urubu, que custou a vida de dez jovens das categorias de base do Rubro-Negro. No julgamento os auditores entenderam que os gritos não eram discriminatórios, o que poderia resultar em punição. Isso leva a crer que, em caso de julgamento, pelo mesmo entendimento, o Flamengo poderá ser punido.

A situação se agrava pelo comportamento da TV oficial do clube que, durante a transmissão do jogo, se referiu aos jogadores do Fluminense dizendo que eles estavam no "Show das Poderosas". O clube divulgou comunicado se desculpando pelo comportamento de sua torcida.

Tentando se manter alheio a isso, a delegação já está em Brasília (DF), onde no domingo, às 11h(de Brasília), o Flamengo enfrenta o Athletico Paranaense pela decisão da Supercopa do Brasil no Estádio Mané Garrincha. Para este jogo o técnico Jorge Jesus pode ter que quebrar a cabeça. O Flamengo tem problemas na zaga. Léo Pereira foi descartado por sentir dores na posterior da coxa esquerda, enquanto que Gustavo Henrique cumpre suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de uma expulsão contra o Avaí quando ainda defendia as cores do Santos.

Assim, Rodrigo Caio, que retorna após se recuperar de um corte no joelho direito, vai formar dupla com Thuler. Um esboço de time para domingo tem: Diego Alves, Rafinha, Thuler, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e De Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.