Estadual de basquete começa nesta segunda

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O campeonato estadual de basquete, que começa nesta segunda-feira, dia 28, contará com o patrocínio master de uma empresa de Niterói, o Hospital Geral do Ingá (HGI). A unidade médica aceitou patrocinar o torneio já que esta será a primeira disputa regional de basquete no País após o início da pandemia do novo coronavírus e ditará todos os protocolos de segurança para as próximas disputas estaduais. Os jogos começam em 28 de setembro, no Maracanãzinho, e o campeonato funcionará como projeto-piloto para medidas preventivas nas futuras competições. Serão cinco equipes no total: Clu Regatas do Flamengo, Tijuca Tênis Clube, Clube Municipal, Clube Desportivo Atitude e Niterói Basquete Clube, na disputa do Campeonato Regional de Basquete Hospital Geral do Ingá.

"O HGI vive o dia a dia da Covid-19, tanto no atendimento a pacientes da doença, como na oferta de testes. Como tenho estreita relação com a Federação de Basquete e o Clube de Regatas do Flamengo, já que sou torcedor assíduo, quando soube que a disputa deste ano seria a "cesta" inicial para o retorno das disputas no país pós-início da pandemia de Coronavírus, vi a ocasião perfeita para nos associarmos. Assim, hoje participamos como patrocinador master e nossa equipe transmite e adquire

experiência nos protocolos relativos à doença", esclarece Luiz Nazar, diretor do HGI.

Todos os protocolos com relação à prevenção da covid-19 foram montados por uma equipe médica mista e inclui a testagem de cerca de 300 pessoas, entre atletas, dirigentes, arbitragem e comissões técnicas. Os exames aconteceramm em três etapas, com duas modalidades de testes, o rápido e o PCR, para definição dos jogadores que estarão aptos a entrar em quadra.

O Maracanãzinho, estádio que abrigará as disputas, também passará por higienização especial e os vestiários permanecerão fechados para banho. Os atletas terão que chegar ao estádio já uniformizados para o menor contato possível pré-jogo. Todos que estarão presentes às disputas precisarão responder a três etapas de um questionário para detectar possíveis sintomas. A imprensa que cobrirá os jogos também terá lugar delimitado para trabalhar e precisará de credenciamento

prévio.

"Nosso entrosamento com a equipe do HGI neste momento foi fundamental. Primeiro, teríamos deles nos dias de jogo a ambulância com uma equipe especializada, depois avançamos para a premiação até chegarmos ao patrocínio master. Isso permitiu que tivéssemos acesso gratuito às testagens e demais providências de prevenção à Covid-19. Já fizemos três rodadas de testes rápidos, no Tijuca Tênis Clube, na Gávea e no Clube Português de Niterói. Também temos três rodadas de questionários de anamnese e, no dia 24, fizemos o PCR dentro do Hospital Geral do Ingá. Optamos por um campeonato curto, com apenas uma semana de jogos, para reduzir a possibilidade de contaminação pós-testagem", explicou Maurício Serour, diretor de arbitragem da Federação de Basquete do Rio de Janeiro.