Mundial do Qatar começa hoje para o Brasil

Caso Neymar não se recupere das dores, Éverton Ribeiro, do Fla, será titular na estreia da Seleção nas Eliminatórias - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Seleção Brasileira inicia hoje a sua trajetória rumo à Copa do Mundo de 2022. O primeiro desafio será contra a Bolívia, pela primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. O confronto ocorre na Neo Química Arena, em São Paulo, a partir das 21h30.

Este, inclusive, será o primeiro jogo do Brasil no ano. O último compromisso foi dia 19 de novembro de 2019, um amistoso com a Coreia do Sul, que terminou com vitória brasileira por 3 a 0. De lá para cá, o time de Tite sofreu algumas mudanças, a começar pelo gol.

Titular absoluto da posição, Alisson sofreu uma lesão no ombro e não estará à disposição. Com isso, Weverton assumirá o posto. No meio de campo, a principal novidade é a presença do estreante Douglas Luiz, que deve iniciar entre os 11 titulares, no lugar de Arthur, que não foi convocado.

"Queremos dar uma liberdade maior do lado esquerdo, para o lateral e o atacante. Ele (Douglas) vai fazer uma articulação, abastecer esses homens de frente. O início dele no Vasco foi como externo. Ele tem valências técnicas, chute de longa distância, é bastante competitivo", analisou Tite

Já no ataque, a principal dúvida é em relação a condição de Neymar, que sentiu dores na lombar na última quarta-feira e corre contra o tempo para se recuperar. O atacante, aliás, sequer participou do último treino da equipe para focar em sua melhora.

"Ele não conseguiu treinar, relatou dores na região lombar, sem trauma, durante o aquecimento", disse o médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar.

"Ele teve uma pequena melhora da dor mais intensa. Tivemos deslocamento e isso dificultou um pouco o tratamento", adicionou.

Tite deve optar pelo meia Éverton Ribeiro, do Flamengo, caso Neymar não tenha condições de jogo. "Éverton é um articulador, da construção, um jogador que pensa a última bola, e também um finalizador de média distância", afirmou o treinador.

Além disso, o Brasil não conta com o lesionado Gabriel Jesus, que será substituído por Roberto Firmino.

Dessa forma, Tite deve escalar a Seleção com Weverton; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Casemiro e Douglas Luiz; Everton, Philippe Coutinho e Neymar (Everton Ribeiro); Roberto Firmino.

Do outro lado, a Bolívia está repleta de desfalques. Isso porque o técnico César Farías tomou a decisão de levar ao Brasil apenas os atletas que passaram mais tempo nos treinamentos desde agosto e abriu mão de contar com importantes jogadores para que eles se preparem para o duelo contra a Argentina, na próxima terça, pela segunda rodada das Eliminatórias. Entre eles, está o atacante Marcelo Moreno, do Cruzeiro.