Cubango e Sossego dão os retoques finais para desfile na Sapucaí

Rodrigo Neves, acompanhado de seu secretariado, visitou o barracão da Cubango - Foto: Berg Silva/ Prefeitura de Niterói

O Flu na Folia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na reta final para o desfile da Marquês de Sapucaí, duas das principais escolas de samba de Niterói, a Acadêmicos do Cubango e a Acadêmicos do Sossego, dão os retoques finais nos carros alegóricos e fantasias. Na tarde desta terça-feira (18), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, foi conferir de perto o que as escolas apresentarão na Avenida, com visita aos dois barracões. O prefeito destacou a importância do carnaval como cultura, e reafirmou a relevância da festa para atração de turistas, movimentação da economia e geração de emprego e renda.

“As duas escolas representarão muito bem as suas comunidades e a cidade", disse Rodrigo Neves. "Não tenho dúvida de que darão ainda mais prestígio para Niterói. Os desfiles serão lindos. O apoio às escolas de samba niteroienses é muito importante para a administração municipal, pois o carnaval é a maior manifestação cultural do Brasil e nós entendemos que é necessário o poder público realizar esse tipo de investimento, sem prejuízo dos investimentos em outras áreas, como saúde, educação e segurança pública. Uma coisa não pode, de forma alguma, excluir a outra. O carnaval, ninguém pode negar, gera empregos, propicia o desenvolvimento econômico e, especialmente, contribui para a preservação e propagação da identidade do nosso povo e resgate da autoestima da população".

O prefeito de Niterói destacou que as equipes estão trabalhando intensamente nessa reta final, 24h por dia. "As alegorias estão sendo preparadas aqui com muito carinho pelos carnavalescos, presidentes da escola e funcionários do barracão", afirmou.

Durante a visita ao barracão da Cubango, Rodrigo Neves ouviu dos representantes da escola que a verde e branca de Niterói, a qual em 2019 conquistou o vice-campeonato na série A, traz como enredo para este ano o patrono da abolição, Luiz Gonzaga Pinto da Gama. Negro, autodidata, intelectual, poeta, jornalista e advogado, com Luiz Gama, um dos mais importantes personagens da história do Brasil, a escola pretende mostrar as raízes africanas até chegar à participação no Movimento Abolicionista, de luta pela liberdade dos negros escravizados.

“Enquanto em muitos lugares as escolas de samba não têm apoio, o poder público em Niterói tem sensibilidade para entender a importância cultural do carnaval e o que representam essas agremiações para as comunidades. Por isso, elas recebem um apoio fundamental. Só temos a agradecer. Vamos entrar na avenida com muito samba no pé e na voz, deixando nossa cidade orgulhosa “, disse Pablo Coutinho , vice-presidente da Cubango.

Já a Sossego, conhecida como a azul e branco do Largo da Batalha, entrará na passarela do samba contando a história dos “ Tambores de Olokun”, para celebrar as raízes sagradas e históricas, com personagens dos cortejos negros de Pernambuco.

“Eu assumi a presidência da escola no mês de abril com a missão de levar os Tambores de Olokum, que têm uma história de cunho cultural muito bonita e muito grande, para a Avenida. Estamos engrandecendo todos os segmentos com grande nomes do samba e fantasias enormes para que, da arquibancada, todos vejam que Niterói chegou", adiantou o presidente da Sossego , Hugo Júnior.

Rodrigo Neves visitou os barracões da Cubango e Sossego acompanhado dos secretários das Culturas, Victor De Wolf; de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, do presidente da Fundação de Artes ( FAN), André Diniz ; do coordenador da comissão de Carnaval da Prefeitura , Anderson Pipico, e do presidente da Neltur, Paulo Novaes.

Carnavalescos garantem para comitiva grandes surpresas

Com o enredo "Com a Voz da Liberdade", o carnavalesco Raphael Torres, da Cubango, dá destaque para a comissão de frente, que trará três carros e um tripé.

“Teremos várias surpresas, cada alegoria vai ter um elemento surpreendente. Serão muitos efeitos e, todo um processo desde a comissão de frente até a última alegoria. Podemos adiantar que um carro virá com um canhão soltando CO2. No total, serão 12 canhões que, em cinco módulos da avenida, soltarão fumaça. O abre-alas será todo decorado de led. Vamos entrar na Avenida para ganhar", garante Raphael Torres

O carnavalesco da Sossego, Marco Antônio Falleiros, prometeu um desfile com fantasias impecáveis no acabamento e nas alegorias .

“A Sossego está nesse patamar para disputar com vontade, graças à Prefeitura. Estamos finalizando as peças. Teremos uma comissão de frente com muitos efeitos e uma supercoreografia, isso sem contar que a bateria levará um misto de bossa com samba enredo. Vamos arrasar", acredita Marco Antônio .