Dado como morto, comparsa de Schumaker é preso em São Gonçalo

Esquilo passou mal na carceragem da 73ª DP - Foto: Marcelo Feitosa

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O traficante Diego Junior de Souza Silva, o Esquilo, foi preso, na noite de terça-feira (11), em operação policial na Comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo. A informação foi confirmada pelo comando do 7º BPM (São Gonçalo). Esquilo é apontado pela PM como atual líder do tráfico de drogas na Ipuca, no Jardim Catarina, sucedendo Schumaker Antonácio do Rosário, supostamente morto em abril deste ano, após desentendimento com seu antigo aliado, Thomas Jhayson Vieira Gomes, o 3N, que ‘pulou’ para facção TCP.

O acusado de tráfico de drogas passou mal na carceragem da 73ª DP (Neves), na madrugada desta terça-feira (11), e precisou de atendimento do Samu. Ele sofre de tuberculose e diabetes e precisou utilizar uma máscara enquanto estava no interior da delegacia.

Segundo a Polícia Civil, Esquilo era o responsável por colocar em prática as ordens de Schumaker. Como por exemplo executar opositores e praticar outros crimes. Há inquéritos de várias delegacias investigando a atuação de Esquilo. Agentes de outras distritais compareceram à delegacia de Neves para interrogar o acusado.

O criminoso, em depoimento, negou as acusações de que continua no tráfico. Ele afirmou que após a morte do Schumaker, teria perdido o poder que tinha no Jardim Catarina e se mudou com a família para o complexo do Salgueiro, onde foi localizado.

De acordo com o Portal de Procurados do Disque-Denúncia, acreditava-se que Esquilo tinha sido morto junto com Schumaker, de quem era segurança. Outro aliado da dupla, Ricardo Severo, o Faustão, também teria sido assassinado. A ordem para os supostos homicídios teria partido de 3N, então chefe da organização criminosa no Salgueiro, após um racha na facção criminosa Comando Vermelho (CV). Após o fato, 3N deixou o Salgueiro e se aliou ao Terceiro Comando Puro (TCP).

No dia 29 de abril, a Delegacia de Homicídios (DH) de Niterói, que investiga as supostas mortes, recebeu, da mãe de Schumaker, a informação de que os corpos do filho e de seus comparsas estariam em um terreno baldio na Comunidade da Balança, em Itaoca, que fica no Complexo do Salgueiro.

Os policiais encontraram quatro corpos em estado avançado de decomposição dentro de um carro modelo Ford Ecosport, que havia sido explodido, provavelmente com uma granada, e enterrado. A Polícia Civil trabalhava com a hipótese de que os cadáveres seriam de Schumaker, Faustão e Esquilo, além de um quarto corpo não identificado.

Os restos mortais foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de São Gonçalo para identificação, através de exames de DNA. Porém, familiares das supostas vítimas teriam solicitado a antecipação da liberação dos corpos, que foram entregues para sepultamento como ignorados. No entanto, o 7ª BPM (Alcântara) apurou que Esquilo na verdade está vivo e tinha assumido o controle do tráfico na região da Ipuca, no Jardim Catarina.

Entre a tarde e a noite de terça-feira, policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 7º BPM realizaram incursão ao Salgueiro com objetivo de reprimir o tráfico na localidade, além de identificar e prender criminosos responsáveis pelo atentado à uma viatura das Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom), na manhã do mesmo dia, na BR-101.

A ação também tentou localizar Rafael Teixeira Guimarães Peixoto, o Funil, apontado pela Polícia Civil como um dos bandidos que atirou contra agentes do Niterói Presente, no último dia 2 de setembro, na Alameda São Boaventura. Ele é apontado pela PM como líder de uma quadrilha de roubo de veículos e ofereceria a seus comparsas a recompensa de R$ 1 mil por cada carro roubado. Sua quadrilha estaria baseada no Complexo do Salgueiro.

Quando chegaram à comunidade, os agentes foram recebidos a tiros por vários criminosos armados. Houve confronto e, após o fogo cruzado, um deles acabou capturado. Durante a averiguação, ficou comprovado se tratar de Esquilo. O criminoso foi flagrado com uma pistola calibre 9mm. Segundo a PM, havia um mandado de prisão em aberto contra o criminoso por diversos crimes.

O traficante foi conduzido à 73ª DP (Neves), que registrou o caso. Esquilo será transferido para a Casa de Custódia de Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde ficará à disposição da Justiça. Para realizar o procedimento, a distrital solicitou reforço da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), por ser um criminoso de grande repercussão.