Governador Wilson Witzel determina máximo rigor na investigação da morte da menina Agatha Félix, de 8 anos

Ágatha Félix, de 8 anos, foi baleada nas costas e não resistiu aos ferimentos - Foto: Reprodução das redes sociais

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após a morte da menina Agatha Félix, de 8 anos, baleada na última sexta-feira (20) durante uma operação no Complexo do Alemão, no Rio, o Governo do Estado do Rio de Janeiro lamentou a morte e, através de nota oficial, informou que o governador Wilson Witzel determinou máximo rigor nas investigações. Policiais serão ouvidos nesta segunda-feira (23).

Na nota divulgada na tarde deste domingo (22), o Governo informou que a Delegacia de Homicídios da Capital, responsável pela investigação, já ouviu parentes da menina, o motorista da Kombi em que Agatha estava e outras testemunhas. O veículo também já foi periciado.

Nesta segunda-feira (23), serão ouvidos os policiais militares que participaram da ação no local, e suas armas serão recolhidas para realização de confronto balístico. No decorrer da semana, será definida data para realização da reprodução simulada (reconstituição) no local onde a Agatha foi baleada, no Complexo do Alemão.

Ainda no posicionamento divulgado, o Governo do Estado informou que um projétil foi retirado do corpo da menina, ainda no Hospital Getúlio Vargas e que, posteriormente, em exame realizado por meio de scanner no Instituto Médico Legal, foram removidos fragmentos de projétil. O material foi encaminhado para exame pericial no Instituto de Criminalística Carlos Éboli.

A Corregedoria da PM também abriu procedimento para apurar a ação dos policiais envolvidos no episódio. O Governo do Estado lamentou a morte da menina e ressaltou que o governador Wilson Witzel ‘determinou máximo rigor para que sejam investigadas todas as circunstâncias que causaram esse episódio trágico’.

‘A política de segurança do Governo do Estado do Rio de Janeiro é baseada em inteligência, investigação e reaparelhamento das polícias. Desde o início de 2019, as polícias Civil e Militar têm trabalhado para reduzir os índices criminais e retomar territórios ocupados por facções criminosas ao longo dos últimos anos. Dados do ISP demonstram os resultados positivos dessa política. Os homicídios dolosos apresentaram queda de 21%, com 744 mortes a menos nos primeiros oito meses do ano, menor índice para o período desde 2013. Na soma de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, houve uma redução de 789 mortes no estado este ano na comparação com o período de janeiro a agosto ano passado’, encerra a nota divulgada.