Antes rotina, situações de roubo de carga na BR-101 e na região Central de São Gonçalo apresentaram sensível redução em seus índices, desde o começo do ano. Uma das razões para isso é a criação de um setor especializado em investigar este tipo de ocorrência na delegacia responsável pela área, a 72ª DP (Mutuá).
Desde janeiro de 2018, quando o departamento foi criado sob a coordenação do delegado Marcello Maia, também foram instaurados mais inquéritos para investigar roubos de carga. De acordo com a distrital, o objetivo da equipe é investigar e prender os responsáveis pelos crimes além de identificar e capturar autores de roubos de rua, outra ação criminosa popular na região.
Segundo a equipe de investigação da delegacia, o número de registros de roubo de carga, entre janeiro e setembro deste ano, foi de 232. Isto representa redução de 43% em relação ao mesmo período no ano passado, que foi de 406. Para o departamento, a redução é consequência do maior número de inquéritos instaurados no período: 50, contra apenas 3 nos nove primeiros meses de 2018.
O índice de investigações que obtiveram êxito também apresentou aumento. Até o mês de setembro, 44 inquéritos foram concluídos com sucesso. No mesmo período do ano passado, apenas uma investigação terminou com desfecho positivo. Dessa forma, o número de prisões realizadas pela delegacia também aumentou durante o período, contabilizando 69 diante das 42 feitas em 2018.
Entre os alvos do departamento, estava a quadrilha especializada em roubos de carga na BR-101 que tinha sua base no Complexo do Salgueiro. Um dos líderes do bando era Thomas Jhayson Vieira Gomes, o 3N, que foi indiciado pelo crime, assim como seus comparsas. Os criminosos fugiram da região em abril, após romperem com a facção que atua na localidade.
Estado
Os índices de roubo de carga no Estado do Rio de Janeiro também apresentaram queda em relação ao ano passado, se considerado o período entre janeiro e agosto. Em 2019, foram contabilizados 5.277 casos diante dos 6.440 registrados em 2018, uma redução de 18%. Estes dados foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).
Roubos de carga em queda em São Gonçalo

Atuação de setor especializado na 72ª DP conseguiu reduzir os Ãndices de roubo de carga na região - Foto: Marcelo Feitosa
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura