Roubos de carga em queda em São Gonçalo

Por Vítor d'Avila

Ocorrências do tipo apresentaram redução, enquanto número de prisões e inquéritos aumentou entre janeiro e setembro

Antes rotina, situações de roubo de carga na BR-101 e na região Central de São Gonçalo apresentaram sensível redução em seus índices, desde o começo do ano. Uma das razões para isso é a criação de um setor especializado em investigar este tipo de ocorrência na delegacia responsável pela área, a 72ª DP (Mutuá).

Desde janeiro de 2018, quando o departamento foi criado sob a coordenação do delegado Marcello Maia, também foram instaurados mais inquéritos para investigar roubos de carga. De acordo com a distrital, o objetivo da equipe é investigar e prender os responsáveis pelos crimes além de identificar e capturar autores de roubos de rua, outra ação criminosa popular na região.

Segundo a equipe de investigação da delegacia, o número de registros de roubo de carga, entre janeiro e setembro deste ano, foi de 232. Isto representa redução de 43% em relação ao mesmo período no ano passado, que foi de 406. Para o departamento, a redução é consequência do maior número de inquéritos instaurados no período: 50, contra apenas 3 nos nove primeiros meses de 2018.

O índice de investigações que obtiveram êxito também apresentou aumento. Até o mês de setembro, 44 inquéritos foram concluídos com sucesso. No mesmo período do ano passado, apenas uma investigação terminou com desfecho positivo. Dessa forma, o número de prisões realizadas pela delegacia também aumentou durante o período, contabilizando 69 diante das 42 feitas em 2018.

Entre os alvos do departamento, estava a quadrilha especializada em roubos de carga na BR-101 que tinha sua base no Complexo do Salgueiro. Um dos líderes do bando era Thomas Jhayson Vieira Gomes, o 3N, que foi indiciado pelo crime, assim como seus comparsas. Os criminosos fugiram da região em abril, após romperem com a facção que atua na localidade.

Estado

Os índices de roubo de carga no Estado do Rio de Janeiro também apresentaram queda em relação ao ano passado, se considerado o período entre janeiro e agosto. Em 2019, foram contabilizados 5.277 casos diante dos 6.440 registrados em 2018, uma redução de 18%. Estes dados foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).